Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

EUA e Rússia em novo diálogo na próxima semana para estabilizar relações

Os Governos dos Estados Unidos e Rússia vão realizar um encontro de alto nível na quarta-feira, pela segunda vez em dois meses, numa tentativa de estabilizar as tensões bilaterais, revelaram as autoridades norte-americanas.

EUA e Rússia em novo diálogo na próxima semana para estabilizar relações
Notícias ao Minuto

06:34 - 24/07/21 por Lusa

Mundo Encontro

A delegação dos EUA ao encontro, segundo comunicado divulgado na sexta-feira, será liderada pela secretária de Estado Wendy Sherman, e terá a presença de Bonnie Jenkins, recentemente confirmada como subsecretária de Estado para o Controlo de Armas.

O diálogo, sobre a "estabilidade estratégica", surge na sequência do encontro entre o presidente norte-americano, Joe Biden, e o homólogo russo, Vladimir Putin, em Genebra, em 16 de junho.

O encontro da próxima semana vai realizar-se na mesma cidade, na quarta-feira, revelou o Departamento de Estado.

"Através desse diálogo, procuraremos lançar bases para futuras medidas de controlo de armas e redução de risco", destacam os norte-americanos no comunicado.

Este encontro vai decorrer numa altura em que se registam tensões em várias frentes, entre as duas potências.

Os norte-americanos têm instado Moscovo a agir perante a onda de ataques informáticos que os EUA apontam ter origem na Rússia, que nega qualquer responsabilidade.

No encontro em 16 de junho os dois Chefes de Estado sublinharam que, mesmo no auge da Guerra Fria, Moscovo e Washington conversaram entre si para evitar o pior.

Wendy Sherman terá o encontro com os russos alguns dias depois de liderar uma missão semelhante à China, que visa, segundo o Departamento de Estado, garantir que haja "salvaguardas" nas relações cada vez mais hostis entre os Estados Unidos e Pequim.

Leia Também: Media de oposição na Rússia declarado "agente do estrangeiro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório