Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Delta aumenta pressão nos hospitais; 108 mil casos no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Delta aumenta pressão nos hospitais; 108 mil casos no Brasil
Notícias ao Minuto

15:52 - 23/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de mais 16 mortes e 3.794 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Portugal acumula 947.038 contágios, 17.264 óbitos e 876.240 recuperados. Os internamentos registaram uma descida ligeira. 

Portugal mantém-se na zona vermelha da matriz de risco, com a incidência a subir e o Rt a baixar.

Esta sexta-feira, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou o uso da vacina da Moderna contra a Covid-19 para jovens menores de idade entre os 12 e os 17 anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) pediram hoje o reforço das medidas de contenção para evitar ainda maior propagação da variante Delta na Europa, onde já se tornou dominante.

"Estamos longe de estar fora de perigo em termos do fim da pandemia", advertiu o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

00h01 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

 SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h58 - Depois de no final de junho ter anunciado o levamento das restrições relativamente ao uso de máscara, distanciamento social e imposição de limites nas aglomerações de pessoas, a Islândia anunciou novas medidas restritivas face a uma nova vaga de infeções, adianta a AFP. 

A partir deste domingo e até ao dia 13 de agosto, as aglomerações em espaços públicos ficam limitadas a um máximo de 200 pessoas, volta a vigorar o distanciamento social de um metro e os restaurantes e bares voltam a encerrar mais cedo. 

23h54 - Uma sondagem da Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research indica que 45% dos americanos que ainda não foram vacinados dizem que "definitivamente" não vão receber as vacinas contra a Covid-19. 

A sondagem revela ainda que 64% dos inquiridos não vacinados não têm confiança na eficácia das vacinas. 

23h48 - O secretário-geral adjunto do Partido Socialista acusou hoje o PSD de não compreender as necessidades do país e apontou que a principal prioridade é "erradicar a pandemia" e não a reforma do sistema politico e eleitoral.

"Sabemos que é importante naturalmente olhar para o modo como podemos adequar o sistema politico e o sistema eleitoral para as autarquias locais ou Assembleia da República (...) mas sendo importante esse tema, não é neste momento o tema de maior prioridade para a vida das pessoas", sustentou José Luís Carneiro. 

23h27 - O aumento da atividade epidémica, associado ao predomínio crescente da variante Delta no país, tem aumentado a pressão sobre os serviços de saúde, revela esta sexta-feira o relatório de monitorização das linhas vermelhas para o novo coronavírus realizado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

A previsão é de aumento dessa pressão nas próximas semanas, assim como de um crescimento do número de óbitos.

De acordo com o documento, "o incremento do número de casos no grupo etário acima dos 80 anos pode vir a condicionar um aumento de número de internados e eventualmente do número de óbitos nas próximas semanas".

Também o número de internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) voltou a subir, representando agora "70% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas", um valor que era, na semana passada, de 68%.

23h25 - Os números da Covid-19 em França continuam a aumentar, com as autoridades a identificarem mais de uma centena de focos da doença em bares e discotecas, que reabriram no início julho.

Em Toulouse, pelo menos 60 bares foram identificados como focos de Covid-19, segundo a Agência Regional de Saúde da Occitânia, e duas discotecas, uma na região de Vosges, junto a Estrasburgo, e outra em Doubs, junto à fronteira com a Suíça, foram também identificadas como focos de Covid-19.

Só nessas duas discotecas, centenas de casos de infeção foram identificados.

23h23 - Milhares de pessoas estão desde quinta-feira em Henham Park, no sudeste do Reino Unido, a participarem no festival de música Latitude, o primeiro a acontecer sem restrições em tempo de pandemia.

Segundo a BBC, a expetativa é de 40 mil espectadores em cada um dos quatro dias do festival, que é apresentado como um evento-piloto depois de o governo britânico ter levantado as principais restrições associadas à Covid-19.

23h20 - O Brasil registou um aumento significativo do número de novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Segundo os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o país voltou a atingir um número de contágios superior a 100 mil - mais precisamente 108.732.

No entanto, convém realçar que esse aumento substancial se deveu a uma revisão dos dados do estado do Rio Grande do Sul, que reportou hoje 63 mil infeções. Alguns dos dados contabilizados no boletim desta sexta-feira são do ano passado. 

Foram notificados 1.324 óbitos no último dia. 

Em termos acumulados, o Brasil soma 19.632.443 casos positivos e 548.340 vítimas mortais. 

22h53 - Com o número de mortes por Covid-19 em queda no Brasil, um renovado sentimento de otimismo levou governadores a reverterem restrições de circulação perante a ameaça iminente da estirpe Delta, que já tem transmissão comunitária no país. 

Os países que conseguiram cumprir um amplo programa de vacinação, como o Reino Unido, viram as infeções dispararem nas últimas semanas, mas sem um aumento correspondente de casos de pacientes em estado grave ou mortes.

Os especialistas temem que o Brasil não consiga repetir o cenário britânico devido à lentidão da campanha de vacinação.

"Será explosivo (...) Haverá uma nova onda. Estamos abrindo muito", avaliou Gonzalo Vecina, professor de saúde pública da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista à Associated Press.

O Ministério da Saúde do Brasil contabilizou 140 casos da variante Delta até sexta-feira, incluindo notificações nos três estados mais populosos (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), e 12 mortes.

22h08 - A Guiné-Bissau registou 31 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

20h53 - Angola registou, nas últimas 24 horas, mais 224 casos de Covid-19, elevando o total para 41.629 casos, bem como 4 óbitos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

20h21 - Moçambique registou mais 11 mortes devido à Covid-19 e 1.443 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h59 - Açores têm 60% da população com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e 52% com vacinação completa, revelou hoje o diretor regional da Saúde, que admitiu ter ocorrido um abrandamento na vacinação. 

"Nos Açores, esta última semana, os números de vacinas administradas foram um pouco inferiores às semanas anteriores, exatamente porque há um momento em que temos mais 'stock' e se vacina mais, mas depois ficamos com menos 'stock' e há um abrandamento", disse Berto Cabral, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

19h57 - Todas as regiões do continente apresentam nos últimos dias uma desaceleração do aumento do número de novos casos de Covid-19, anunciou hoje o INSA.

De acordo com o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da epidemia, o valor médio do Rt - que estima o número de casos secundários de Covid-19 resultantes de uma pessoa infetada - foi de 1,07 entre 14 e 18 de julho.

"Portugal apresenta a taxa de notificação acumulada de 14 dias entre 240 e 479,9 por 100 mil habitantes e Rt superior 1, ou seja, taxa de notificação muito elevada e com tendência crescente", refere o relatório.

19h55 - O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que as medidas de combate à pandemia da Covid-19 são decididas com "equilíbrio" e "bom senso", reconhecendo que o "cansaço" da população dificulta o cumprimento das regras.

19h36 - O Infarmed emitiu esta sexta-feira um esclarecimento sobre um eventual reforço da vacinação com uma terceira dose, afirmando que "a informação disponível até à data não permite concluir sobre a necessidade, e momento, de realização de reforço vacinal". 

"A Direção-Geral da Saúde e o Infarmed estão a acompanhar os dados técnico-científicos à medida que estes se encontram disponíveis, nomeadamente visando a ponderação, no Plano de Vacinação contra a Covid-19, da eventual necessidade de doses adicionais ao esquema aprovado para algumas populações mais vulneráveis", pode ler-se no comunicado. 

No sentido de "acautelar uma possível terceira dose de vacinas", Portugal já estipulou dois contratos "cujo volume de vacinas ultrapassa os 14 milhões". Esses dois contratos foram estabelecidos com a BioNTech/Pfizer e a Moderna. 

19h33 - A Universidade de Aveiro (UA) tem atualmente 80 casos ativos de Covid-19, mais 16 do que no último ponto de situação feito há uma semana, informou hoje fonte da academia.

Numa nota enviada à comunidade académica, a que a Lusa teve acesso, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que entre os dias 17 e 23 de julho, as autoridades de saúde confirmaram 30 infeções por SARS-CoV-2 na comunidade UA. No mesmo período, registou-se ainda a recuperação de 14 dos casos positivos.

"Todos os casos reportados ocorreram fora da UA, em ambiente social ou familiar. Como sempre, comunicamos qualquer caso, independentemente da origem ou âmbito geográfico, desde que envolva um membro da comunidade académica", refere a mesma nota.

19h30 - A peregrinação anual a Meca terminou hoje "com êxito", sob rigorosas medidas sanitárias que impediram que houvesse qualquer caso de Covid-19 entre os 60 mil fiéis permitidos este ano, anunciou o Ministério da Saúde saudita.

19h28 - O laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin contra a Covid-19, anunciou hoje que encerrou um contrato de intermediação com a empresa Precisa Medicamentos, após uma investigação de corrupção que chegou ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Apesar disso, a Bharat Biotech frisou que "continuará a trabalhar diligentemente com a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], o órgão regulador de medicamentos do Brasil, para concluir o processo de aprovação regulatória para a Covaxin".

19h26 - A incidência acumulada de infetados por Covid-19 em Espanha subiu para 678 casos por cada 100 mil habitantes diagnosticados nas últimas duas semanas, tendo sido registados 31.171 novos contágios e 27 mortes nas últimas 24 horas.

Segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde de Espanha, os últimos contágios elevam para 4.280.429 o número total de infetados no país desde o início da pandemia, havendo agora um total de 81.221 óbitos causados pela doença.

As comunidades autónomas espanholas com os níveis mais elevados de transmissão da doença são a Catalunha (1.185), Navarra (984), Castela e Leão (890), Aragão (865), Baleares (785) e Astúrias (658).

19h23 - A Madeira registou hoje 23 novos casos de Covid-19 e 22 doentes recuperados da doença, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que o arquipélago contabiliza agora 226 casos de infeção ativos.

19h21 - As autoridades de saúde francesas anunciaram esta sexta-feira que foram diagnosticados 19.561 novos casos de contaminação e morreram mais 26 pessoas devido à Covid-19. No total, França soma 5.953.071 casos confirmados e 111.613 óbitos. 

39,4 milhões de pessoas já foram inoculadas com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. 32,7 milhões de pessoas completaram a vacinação. 

19h11 - O Governo Regional dos Açores alterou as medidas restritivas de combate à Covid-19, alargando horários de funcionamento da restauração e reduzindo a proibição de circulação, mesmo nos concelhos de alto risco, revelou hoje o diretor regional da Saúde.

18h25 - A Itália registou 5.143 infeções com Covid-19 e 17 mortes nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades de saúde italianas, que alertaram ainda para o crescimento da variante Delta no país. 

Com estes números, o total de casos de contaminação com o novo coronavírus em Itália subiu para 4.307.535 desde o início da crise sanitária no país, em fevereiro de 2020, e o número de mortos subiu para 127.937.

17h56 - O número de horas de trabalho efetivo no emprego principal caiu 12% na União Europeia em 2020 face a 2019, devido a medidas como esquemas de desemprego temporário, com Portugal a registar a terceira maior queda.

"Esta diminuição pode ser explicada pelas medidas tomadas em resposta à pandemia de Covid-19, que levou muitas pessoas a alternar entre períodos de trabalho e períodos de ausência do trabalho em 2020", explica o Eurostat, indicando que, "como resultado, mais pessoas trabalharam menos horas do que o habitual e estiveram ausentes dos seus empregos".

17h23 - Cuba bateu hoje o recorde de novos casos de Covid-19, pelo segundo dia consecutivo, no dia em que uma centena de cubanos se manifestaram em frente à sede da ONU pedindo uma "intervenção humanitária".

16h33 - Forças antimotim intervieram hoje para libertar o acesso ao parlamento eslovaco, cercado por centenas de manifestantes contra as medidas de combate à Covid-19, incluindo a exigência de testes ou certificados de vacina para aceder a serviços.

16h31 - O Reino Unido registou 36.389 novas infeções por coronavírus, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. O boletim de hoje informou que morreram mais 64 pessoas no espaço de 24 horas. 

Em termos globais, o Reino Unido soma 5.637.975 casos de infeção e 129.044 vítimas mortais. 

O número de internamentos continua a subir no Reino Unido, e superou os cinco mil. 

16h01 - O Conselho de Governo açoriano decidiu atualizar as medidas de combate e contenção à Covid-19, que entram em vigor às 00h00 de segunda-feira, mas só vai anunciá-las às 15h00 locais (16h00 em Lisboa), foi hoje divulgado.

15h59 - Frederico Morais recorreu, esta sexta-feira, às redes sociais para agradecer o apoio e carinho recebido nas últimas horas, depois de ter sido confirmado que iria falhar os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 por ter testado positivo à Covid-19. 

O surfista português admite a desilusão, mas garante que irá apoiar os restantes atletas lusos.

15h45 - A 7.ª edição do festival O Sol da Caparica, que deveria acontecer entre 12 e 15 de agosto na Costa da Caparica, concelho de Almada, foi adiada para 2022, devido à "nova vaga pandémica", anunciou hoje a organização.

15h43 - A Comissão Europeia defendeu hoje que os países da União Europeia (UE) que alarguem a utilização do certificado digital às atividades sociais, como entradas em restaurantes e hotéis, devem assegurar igualdade de tratamento para todos os cidadãos europeus.

"O certificado digital Covid da UE destina-se, principalmente, a facilitar a livre circulação segura dentro dos Estados-membros, embora possa também ter diferentes utilizações a nível nacional", declarou o porta-voz da Comissão Europeia Tim McPhie.

15h39 - Nos últimos três meses, a vacinação contra a Covid-19 terá prevenido pelo menos 700 mortes em Portugal. Esta é a conclusão de um estudo sobre a eficácia da inoculação de vacinas no nosso país, realizado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, revela a SIC Notícias. 

Leia Também: AO MINUTO: Internados e Rt descem; 'Luz verde' a vacina Moderna em jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório