Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Inundações na Alemanha causaram 1,3 mil milhões de prejuízo na ferrovia

A operadora nacional de ferrovias da Alemanha estimou hoje que as enchentes da semana passada causaram 1,3 mil milhões de euros em prejuízos na rede, revelando outra face da extensão da tragédia.

Inundações na Alemanha causaram 1,3 mil milhões de prejuízo na ferrovia
Notícias ao Minuto

15:21 - 23/07/21 por Lusa

Mundo Inundações

As autoridades alemãs ainda estão contabilizar o custo geral dos prejuízos provocados pelas inundações no oeste da Alemanha, mas a chanceler alemã, Angela Merkel, já reconheceu que os danos são "imensos" e que levará muito tempo a repará-los.

Pelo menos 177 pessoas morreram na Alemanha nas inundações e outras 31 mortes foram registadas na Bélgica, outro dos países afetados pelo desastre natural, elevando o número total de vítimas fatais para 208.

A operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn informou que mais de 50 pontes, 180 passagens de nível, quase 40 caixas de sinalização, mais de 1.000 mastros elétricos e de sinal, bem como sistemas de energia e iluminação e elevadores de estação ficaram danificados.

"Nunca antes tantas das nossas infraestruturas foram destruídas de uma só vez", disse Volker Hentschel, membro do conselho da divisão de infraestruturas da empresa, que estima que as inundações tenham causados danos à rede ferroviária e a estações de caminho-de-ferro num valor de pelo menos 1,3 mil milhões de euros.

O Governo, que controla a Deutsche Bahn, prometeu começar rapidamente os esforços de reconstrução, mas Hentschel avisou que demorará "meses, senão anos" para restaurar tudo, embora a empresa esteja confiante em reparar 80% da infraestrutura danificada até ao final deste ano.

Leia Também: Alemanha reporta mais 2.089 casos e incidência sobe para 13,2

Recomendados para si

;
Campo obrigatório