Talibãs parecem ter vantagem estratégica no Afeganistão

Os talibãs "parecem ter uma vantagem estratégica" no Afeganistão, mesmo sabendo que a vitória está longe de estar assegurada, disse hoje o chefe do Estado Maior dos Estados Unidos da América (EUA), general Mark A. Milley.

Mark A. Milley

© Getty

Lusa
22/07/2021 00:26 ‧ 22/07/2021 por Lusa

Mundo

Chefe militar dos EUA

 

Durante uma entrevista, Mark Milley explicou que os talibãs controlam "cerca de metade" dos distritos afegãos, mas nenhuma das principais cidades do país, adiantando que o exército local está a reagrupar-se para proteger a população.

"Uma vitória militar automática dos talibãs não é uma conclusão precipitada", acrescentou.

De acordo com o chefe do Estado Maior dos EUA, os talibãs controlam 212 dos cerca de 400 distritos afegãos e cerca de 17 das 34 capitais das províncias.

O exército afegão, com 300 mil militares treinados e equipados pelo Ocidente, "tem os meios" para defender o país, observou Mark Milley, indicando que tudo vai depender da "determinação e liderança do povo afegão, das forças afegãs e do governo afegão".

Por seu lado, o secretário de Estado da Defesa, Lloyd Austin, salientou que os EUA oferecerem ao exército afegão três helicópteros de combate 'Blackhawk', na sexta-feira, e que vão dar outros equipamentos.

"Continuamos empenhados em ajudar o exército e governo afegão no futuro", disse.

Os talibãs anunciaram na quarta-feira que só lutariam se fossem atacados durante a Festa do Sacrifício, "Eid al-Adha", sem anunciar um cessar-fogo formal.

O grupo islamita tem lançado ataques contra as forças afegãs desde maio, após a retirada das forças militares internacionais do Afeganistão, que está prevista terminar no final de agosto.

Leia Também: Afeganistão faz regressar embaixador após sequestro da filha no Paquistão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas