Meteorologia

  • 01 AGOSTO 2021
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 26º

Edição

Biden recebe o presidente ucraniano Zelensky a 30 de agosto

O Presidente norte-americano, Joe Biden, pretende reiterar "o apoio incondicional" de Washington a Kiev ao receber o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, a 30 de agosto na Casa Branca, anunciou hoje a Presidência em comunicado.

Biden recebe o presidente ucraniano Zelensky a 30 de agosto

"Esta visita será uma oportunidade para reafirmar o apoio incondicional dos Estados Unidos à soberania e à integridade territorial da Ucrânia, perante a atual agressão levada a cabo pela Rússia na Crimeia e na região da Donbass", precisou a Casa Branca.

A Ucrânia está em conflito com a Rússia desde a chegada ao poder em Kiev de pró-ocidentais, em 2014, seguida da anexação da península da Crimeia por Moscovo e de uma guerra no leste do país com os separatistas pró-russos.

Biden fez o convite para a visita de Zelensky no início de junho.

O Presidente norte-americano "está impaciente por recebê-lo na Casa Branca este verão", declarou o seu conselheiro para a Segurança Nacional, Jake Sullivan.

Zelensky respondeu aguardar com satisfação o futuro encontro que permitirá, segundo indicou, "discutir meios para ampliar a cooperação estratégica entre a Ucrânia e os Estados Unidos".

Em meados de junho, o chefe de Estado ucraniano tinha, todavia, lamentado que Biden se reunisse com o Presidente russo, Vladimir Putin, antes de se encontrar com ele.

A cimeira entre os líderes norte-americano e russo realizou-se a 16 de junho em Genebra.

Leia Também: Biden diz que EUA estão em "competição" com a China

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório