Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Manifestações na Grécia contra vacinação obrigatória para cuidadores

Cerca de 5.000 pessoas, incluindo 3.000 no centro de Atenas, manifestaram-se hoje em protesto contra a vacinação obrigatória dos cuidadores e dos trabalhadores de lares de terceira idade, anunciou a polícia.

Manifestações na Grécia contra vacinação obrigatória para cuidadores
Notícias ao Minuto

18:56 - 21/07/21 por Lusa

Mundo Covid-19

Na véspera de um voto no parlamento de um decreto que torna obrigatória a vacinação contra o novo coronavírus dos cuidadores e funcionários dos lares de terceira idade, os manifestantes exibiram faixas com as frases "Não à vacinação obrigatória", "Liberdade", e ainda grandes cruzes ortodoxas e bandeiras gregas.

A manifestação na capital foi assinalada por momentos de tensão, com a polícia a utilizar canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar cerca de 120 pessoas encapuzadas que lançavam projéteis, informou a agência noticiosa AFP.

Na semana passada, o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis anunciou a obrigação de vacinação para estes setores, sob pena de serem dispensados do trabalho.

Os empregados dos lares de terceira idade deverão ser vacinados até 16 de agosto e os cuidadores até 01 de setembro.

O Governo conservador grego decidiu adotar medidas para encorajar o maior número de pessoas a aceitaram vacinar-se face à propagação da variante Delta do novo coronavírus, e quando 99% dos doentes em cuidados intensivos nos hospitais são pessoas não vacinadas.

Mais de 4,6 milhões de pessoas estão totalmente vacinadas na Grécia, numa população de 10,7 milhões de habitantes.

No entanto, a propagação da variante Delta suscita preocupações e em apenas duas semanas o número de casos diários aumentou de 800 para 3.000.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.119.920 mortos em todo o mundo, entre mais de 191,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da AFP.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.232 pessoas e foram registados 939.622 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: AO MINUTO: Contágios sobem em Espanha. Vacina a partir dos 20 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório