Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Posser da Costa promete "tudo fazer" para esclarecer resultados

O candidato às presidenciais em São Tomé e Príncipe Guilherme Posser da Costa comprometeu-se hoje a "tudo fazer" para procurar esclarecimentos sobre queixas de outras candidaturas sobre os resultados das eleições disputadas no domingo.

Posser da Costa promete "tudo fazer" para esclarecer resultados
Notícias ao Minuto

14:56 - 20/07/21 por Lusa

Mundo São Tomé e Príncipe

"Vejo com alguma preocupação esta polémica à volta dos resultados eleitorais e a nossa candidatura tudo fará para que realmente possam ser esclarecidas todas as eventuais reclamações que têm sido feitas por outras candidaturas", comentou hoje Posser da Costa, na primeira reação após a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) ter divulgado esta segunda-feira os resultados provisórios.

Segundo esses dados, Posser da Costa (apoiado pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe -- Partido Social Democrata, no poder) foi o segundo classificado, com 20,75% (16.829 votos), e passa à segunda volta com Carlos Vila Nova, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI, oposição) que alcançou 39,47% dos votos (32.022 votos).

"É absolutamente necessário, para nós consolidarmos a nossa democracia, que os atos eleitorais sejam realmente transparentes e que não haja qualquer tipo de suspeição relativamente aos resultados eleitorais", disse hoje Posser da Costa, que se escusou a comentar as reclamações apresentadas por adversários.

Delfim Neves, presidente da Assembleia Nacional e apoiado pelo Partido da Convergência Democrática (no poder), ficou em terceiro lugar, com 16,88% (13.691 votos), e já denunciou o que disse ser uma "fraude massiva", anunciando que iria pedir a recontagem dos votos.

Por outro lado, Vila Nova afirmou ter dados que indicavam que a sua votação teria sido superior a 50%, o que lhe permitiria ter sido eleito Presidente da República à primeira volta.

Posser da Costa disse hoje ter atingido "a primeira meta" e manifestou-se confiante que alcançará "a segunda meta".

"O nosso objetivo principal é levar o povo ao Palácio do Povo", afirmou, referindo-se à sede da Presidência são-tomense.

Nas declarações aos jornalistas, escusou-se a comentar se pedirá apoio à sua candidatura na segunda volta aos outros candidatos do MLSTP-PSD que concorreram como independentes, bem como a Delfim Neves, afirmando ser "realmente extemporâneo".

"Eu quero ser o Presidente de todos os são-tomenses, sem qualquer tipo de exclusão, mesmo daqueles que não votaram em mim", disse.

Questionado onde pretende ir buscar os cerca de 30% de votos que lhe garantiriam a vitória na segunda volta, prevista para 8 de agosto, respondeu: "Ao povo são-tomense".

Nas suas declarações, quis deixar uma palavra de apoio aos eleitores que foram votar no domingo -- a abstenção situou-se em 32,24% - e destacou o papel dos restantes candidatos, naquela que foi a eleição presidencial com o maior número de concorrentes de sempre (19).

"A vossa contribuição e a vossa postura, o vosso discurso, a vossa elevação engrandeceu o nosso país, e deu uma grande e boa imagem do nosso povo, porque mostrou ao mundo que nós somos um país democrático e que sabemos respeitar a vontade de uns e de outros", sublinhou.

Leia Também: Cabo Verde: Apoiantes de Carlos Vila Nova celebram resultado nas ruas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório