Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Taiwan e Lituânia reforçam laços com escritórios de representação

Taiwan e a Lituânia vão abrir escritórios de representação no território um do outro, informou hoje a ilha autónoma, descrevendo um avanço para as suas relações externas, que estão sob constante ameaça por parte da China.

Taiwan e Lituânia reforçam laços com escritórios de representação
Notícias ao Minuto

12:06 - 20/07/21 por Lusa

Mundo Taiwan

Os escritórios visam fortalecer as relações económicas e comerciais, juntamente com a cooperação em vários outros campos, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan.

O escritório vai usar o nome Taiwan, ao invés de "Taipé China", o termo usado em outros países para não ofender Pequim, que reivindica a ilha como seu território, apesar de Taipé atuar como uma entidade política soberana.

"Os governos de Taiwan e da Lituânia concordaram mutuamente, após intensas negociações, que Taiwan estabelecerá em breve um escritório de representação na capital lituana de Vílnius", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu.

"O nome do escritório de representação vai ser 'escritório de representação de Taiwan na Lituânia'. O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a trabalhar afincadamente nos preparativos", disse Wu.

O primeiro escritório de representação de Taiwan no exterior a usar o nome Taiwan foi estabelecido na Somalilândia, em 2020.

Embora a pressão chinesa tenha reduzido os aliados diplomáticos formais da ilha para apenas 15, Taipé mantém laços informais com todas as principais nações por meio de embaixadas de facto.

A Lituânia vai abrir o seu escritório em Taiwan no outono, disse Wu.

"Acredito, portanto, que as trocas económicas e comerciais entre Taiwan e a Lituânia, a cooperação em vários campos, bem como as amizades entre as pessoas, serão melhoradas, apesar da distância geográfica", referiu Wu.

A última vez que Taiwan estabeleceu um escritório de representação na Europa foi em 2003 em Bratislava, Eslováquia.

O reconhecimento do princípio 'uma só China' é o pré-requisito e base política para a República Popular manter relações diplomáticas com outros países. Aquele princípio é visto por Pequim como uma garantia de que Taiwan é parte do seu território.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa e defende a "reunificação pacífica", mas tem ameaçado "usar a força" se a ilha declarar independência.

Leia Também: Ligações à CIA? Jornais acusam candidatos afastados das eleições de Macau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório