Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EI reivindica ataque suicida a mercado que causou 30 mortos em Bagdade

A grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) reivindicou o ataque suicida que causou a morte na segunda-feira a cerca de 30 pessoas junto a um mercado em Bagdade, na véspera do feriado muçulmano Eid al-Adha.

EI reivindica ataque suicida a mercado que causou 30 mortos em Bagdade
Notícias ao Minuto

06:40 - 20/07/21 por Lusa

Mundo Estado Islâmico

Através de uma mensagem na rede social Telegram, o EI revelou que o ataque foi executado por um homem bomba, Abu Hamza Al-Iraqi, que fez explodir um cinto de explosivos, notícia a agência AFP.

Cerca de 30 pessoas, incluindo mulheres e crianças, morreram, e dezenas ficaram feridas no ataque no subúrbio de Bagdade.

Segundo fontes hospitalares e de segurança registam-se ainda entre 30 a 50 feridos.

A explosão ocorreu ao final da tarde num dos mercados populares de Sadr City.

No local, policiais e equipas de investigação interrogaram testemunhas e alguns moradores juntaram-se e acenderam velhas no local da tragédia, segundo revelou um fotógrafo da agência AFP.

O atentado ocorreu numa altura do dia em que o mercado estava repleto de clientes, que se preparavam para celebrar, terça-feira, o feriado Eid al-Adha, ou Dia do Sacrifício, quando os muçulmanos fazem compras para comemorar.

Pilhas de mercadorias caíram ao chão após a explosão, que danificou parcialmente as instalações do mercado. 

Segundo um comunicado do exército do Iraque, o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, ordenou já a prisão do comandante do regimento da Polícia Federal responsável pela área do mercado, tendo sido aberto um inquérito para investigar as circunstâncias do atentado.

Este ano já foram três os atentados em bairros densamente povoados em Sadr City.

O mais recente ocorreu em abril, em que pelo menos quatro pessoas morreram num ataque com um carro armadilhado estacionado ao lado de um mercado, explosão provocada também por uma bomba artesanal.

Leia Também: Síria. Oito mortos pelo grupo Estado Islâmico em Al-Hol em junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório