Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ben & Jerry's põe termo a vendas nos territórios palestinianos ocupados

A marca argumenta que comercializar os seus produtos nos territórios palestinianos ocupados por Israel era "inconsistente" com os seus valores.

Ben & Jerry's põe termo a vendas nos territórios palestinianos ocupados
Notícias ao Minuto

20:53 - 19/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Israel/Palestina

A Ben & Jerry’s anunciou esta segunda-feira que vai deixar de comercializar os seus produtos nos territórios palestinianos ocupados por Israel, adianta a Reuters. A marca, que pertence ao grupo Unilever, explicou que vender os produtos nesses territórios era “inconsistente” com os seus valores.

A Ben & Jerry’s comercializava os seus produtos na Cisjordânia e em colonatos israelitas em território palestiniano através de um acordo de licenciamento com uma empresa israelita, que estava em vigor desde 1987.

No entanto, a marca vai continuar a vender produtos em Israel, embora sob um acordo diferente.

Num comunicado, a Unilever afirmou que reconhece o direito da Ben & Jerry’s de “tomar decisões sobre a sua missão social”.

A Ben & Jerry’s estava a ser pressionada por grupos pró-palestinianos por comercializar os seus gelados nos territórios palestinianos ocupados por Israel. A decisão de deixar de vender os produtos na Cisjordânia e nos colonatos israelitas foi bem recebida pelos grupos pró-palestinianos, mas também pela Organização de Libertação da Palestina (OLP).

“É bem acolhida a decisão de qualquer empresa de parar com o seu trabalho e investimentos nos colonatos israelitas”, sublinhou Wasel Abu Youssef, um dos responsáveis da OLP.

Por outro lado, a decisão não agradou ao novo primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, cujo partido de extrema-direita Yemina é pró-colonatos. Bennett frisou que esta é uma “decisão moralmente errada”.

“O boicote de Israel – uma democracia rodeada por ilhas de terror – reflete uma perda completa de rumo”, acrescentou o primeiro-ministro.

Leia Também: Shahd Wadi diz ter sido demitida por condenar "assassinato" de ativista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório