Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Atentado perto de Bagdade provoca pelo menos 15 mortes e 48 feridos

Pelo menos 15 pessoas morreram e 48 ficaram feridas hoje na explosão de uma bomba artesanal num mercado em Sadr City, um vasto subúrbio xiita a leste de Bagdade, alertaram hoje as forças de segurança iraquianas.

Atentado perto de Bagdade provoca pelo menos 15 mortes e 48 feridos
Notícias ao Minuto

18:42 - 19/07/21 por Lusa

Mundo Ataque

"Este é um ataque terrorista e provocou várias vítimas", afirmou fonte do Ministério do Interior iraquiano, salientando que o número de vítimas mortais pode ser superior no atentado no mercado de al-Howeilat.

O atentado ocorreu numa altura do dia em que o mercado estava repleto de clientes, que se preparavam para celebrar terça-feira, o feriado Eid al-Adha, ou Dia do Sacrifício, quando os muçulmanos fazem compras para comemorar.

Pilhas de mercadorias caíram ao chão após a explosão, que danificou parcialmente as instalações do mercado. 

Para já, ninguém reivindicou o ataque, mas o grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) já assumiu a autoria de ataques semelhantes na área.

Segundo um comunicado do exército do Iraque, o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, ordenou já a prisão do comandante do regimento da Polícia Federal responsável pela área do mercado, tendo sido aberto um inquérito para investigar as circunstâncias do atentado.

Este ano já foram três os atentados em bairros densamente povoados em Sadr City.

O mais recente ocorreu em abril, em que pelo menos quatro pessoas morreram num ataque com um carro armadilhado estacionado ao lado de um mercado, explosão provocada também por uma bomba artesanal.

Leia Também: Paquistão afirma que explosão que matou 12 pessoas foi um acidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório