Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Norte com mais casos que LVT. Internamentos continuam a subir

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Norte com mais casos que LVT. Internamentos continuam a subir

Portugal registou esta segunda-feira 1.855 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, com o Norte a superar a região de Lisboa e Vale do Tejo novamente, e oito mortes atribuídas à Covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os internamentos continuam a subir, tendo sido internadas em enfermaria mais 46 pessoas, num total de 851 pacientes. Mais cinco entraram em unidades de cuidados intensivos (UCI), onde agora se encontram 181 doentes com Covid-19.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h10 - Encerrámos este registo informativo. Obrigado por ter ficado connosco. Pode continuar a acompanhar as últimas notícias aqui.

15h07 - As mulheres são as mais atingidas pela perda de postos de trabalho, diz ONU. A nível global, as mulheres são as mais impactadas pela perda de postos de trabalho, diz um relatório da Organização Internacional do Trabalho, citado pela Reuters, acrescentando que apenas os homens recuperarão os níveis de emprego de 2019 este ano.  A agência da ONU indicou que as mulheres sempre estiveram em maior risco de ficar sem emprego ou com horas reduzidas em resultado das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, particularmente na hotelaria, restauração ou manufatura.

14h51 - Marcelo diz que situação pandémica exibe "linhas estáveis". O Presidente da República já chegou à Madeira, onde vai participar na comemoração dos 45 anos da constituição da Assembleia Legislativa Regional e, também, inaugurar uma estátua em homenagem aos profissionais de saúde que enfrentaram a pandemia. Sobre o atual momento da pandemia, Marcelo passou uma mensagem de tranquilidade. "Há 15 dias ou três semanas houve quem dissesse que daí a 15 dias haveria um crescimento acentuado de casos e de pressão hospitalar e felizmente isso não aconteceu. Há, genericamente, linhas estáveis. O número de mortes está estável, a pressão sobre o sistema de saúde, mesmo quando tem crescido, não tem sido de forma significativa, e o número de casos está estável", disse.

14h36 - Portugal continua na 'zona vermelha'. A matriz de risco foi também atualizada, esta segunda-feira, revelando que Portugal permanece na 'zona vermelha', com um aumento da incidência de 355,5 para 391,0 casos de infeção por 100 mil habitantes, a nível nacional, e de 366,7 para 403 contágios por 100 mil habitantes só no Continente. Já o Rt continua a descer, tendo passado de 1,12 para 1,10, a nível nacional, e de 1,13 também para 1,10 em Portugal continental.

14h31 - Internamentos continuam a subir. O número de pacientes internados em enfermaria subiu esta segunda-feira para 805, mais 46 do que ontem. Nos últimos dias, o número de internamento tem subido substancialmente, chegando-se a um patamar que não era atingido desde março. No caso do pacientes em UCI, o número subiu hoje para 181, mais 5 do que ontem

14h25 - Portugal com mais 1.855 casos e oito óbitos. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 1.855 novos contágios de Covid-19 e oito óbitos associados à doença, informou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). O país passa assim a contabilizar, desde o início da pandemia, 932.540 casos e 17.215 mortos. Esta segunda-feira, o maior número de casos foi registado na região Norte (755), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (624).

14h14 - Bangladesh com novo máximo de óbitos. O Bangladesh reportou esta segunda-feira mais 231 óbitos associados à Covid-19, o maior número diário desde o início da pandemia no país. O número acumulado de mortes é de 18.125.

14h01 - Surto da variante Delta no Vietname quadruplica o número de infetados. O país registou este domingo um total de 5.887 contágios, um valor que quadruplicou, em apenas um dia, os 1.456 casos detetados durante todo o ano de 2020

13h56 - Testagem gratuita em Lisboa: Saiba aqui onde vão estar os pontos móveis esta semana

13h45 - USF nas Caldas da Rainha com 20 profissionais em isolamento. A Unidade de Saúde Familiar (USF) Rainha D. Leonor está limitada a serviços mínimos, até ao dia 24, porque 20 dos 26 profissionais se encontrarem em isolamento profilático

13h22 - Boris Johnson testa negativo à Covid-19. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, testou negativo à Covid-19 e não apresenta qualquer sintoma da doença, informou no início desta tarde o porta-voz do gabinete do chefe do Governo, cita o The Guardian.

Boris Johnson, que já completou a vacinação contra a Covid-19, encontra-se em isolamento até dia 26 de julho por ter contactado com o ministro da Saúde, Sajid Javid, que testou positivo para novo vírus. 

12h51 Pandemia já matou pelo menos 4,09 milhões de pessoas no mundo. A pandemia de Covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.093.263 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Os países que registaram o maior número de mortes nos seus levantamentos mais recentes foram a Indonésia, com 1.338 novas mortes, o Brasil (948) e a Rússia (719).

Os Estados Unidos são o país até agora mais afetado em termos de mortes e casos, com 609.021 mortes para 34.080.007 casos, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

12h46 - Turistas violam regras de confinamento na Catalunha. De acordo com o El País, o recolher obrigatório está a ser violados pelos turistas na Catalunha, tendo sido interrompidas várias festas nas praias de Barcelona. Desde sexta-feira que a região está sobre dever de recolhimento entre as 01h00 e 06h00. Porém, na mesma noite, a polícia municipal teve que desmobilizar mais de 4.300 pessoas, a maior parte turistas, das praias. A maior parte continuou na rua.

12h40 - No "dia da liberdade" em Inglaterra, a palavra de ordem é "cautela". No suposto "dia da liberdade" em Inglaterra, que marcaria o fim das restrições relacionadas com a pandemia de Covid-19, muitos residentes em Londres mantêm o uso da máscara e o Governo substituiu o tom triunfalista pelo apelo à "cautela"

11h45 - Há "urgência em vincular" os profissionais de saúde no SNS, alerta BE. Catarina Martins alertou que é esperado um agravamento da pandemia ainda em agosto e que é necessário também garantir a prestação de cuidados de saúde não-Covid no Serviço Nacional de Saúde.

11h30 - Cuba tem a maior taxa de contágios per capita em toda a América Latina. Cuba, com 11 milhões de habitantes, tem a maior incidência de contágios per capita de toda a América Latina, de acordo com a Reuters. O país reportou quase 4 mil casos confirmados por cada milhão de residentes na semana passada, nove vezes acima da média global.

11h20 - Hospital de Braga reduz significativamente lista de espera para cirurgia. Em comunicado, o hospital esclareceu que diminuiu a lista de espera em cerca de 600 doentes, "a grande maioria fora dos tempos máximos de resposta garantidos pelo Serviço Nacional de Saúde (TMRG)".

11h16 - Irlanda já aceita certificado digital da União Europeia. A Irlanda começa hoje a aceitar o certificado digital Covid-19 da União Europeia (UE) para viagens internacionais e elimina também a quarentena para quem vem de alguns outros países apresentando teste negativo ou que tenha vacinação completa.

11h06 - África regista quase 158 mil mortes em mais de 6,2 milhões de casos. África regista 157.967 mortes devido à Covid-19, num total de 6.236.745 casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais regionais divulgados hoje.

11h00 - Pandemia 'não travou' produtividade, cresceu 1,8% no ano passado. A pandemia 'não travou' a produtividade em 2020, que cresceu 1,8% em Portugal, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Este aumento registou-se no ano em que a Covid-19 chegou a território nacional e foram impostas várias restrições no país e no mundo. 

10h48 - Especialista britânico fala em "sério risco" de aumentos de casos se estender à Europa. Martin McKee, professor de Saúde Pública Europeia na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, criticou o levantamento de restrições que se verificou esta segunda-feira em Inglaterra várias vezes. Numa carta escrita para a revista médica The Lancet, que o Público citou, adianta que há “um sério risco” de o aumento de casos de Covid-19 no Reino Unido se estender à Europa.

10h43 - Regulador europeu avalia uso de fármaco Kineret em adultos com Covid-19. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) começou a avaliar o uso do fármaco Kineret (anakinra), um medicamento imunossupressor, em pacientes adultos com Covid-19, pneumonia e risco acrescido de insuficiência respiratória grave.

10h39 - Tóquio2020: Atleta residente na aldeia olímpica infetado com Covid-19. O jogador checo de voleibol de praia Ondrej Perusic, residente na aldeia olímpica de Tóquio2020, teve um teste com resultado positivo ao novo coronavírus, anunciou hoje o Comité Olímpico da República Checa.

9h44 - Variante Delta é mais "ameaçadora nas economias emergentes". A consultora Capital Economics considerou hoje que a rápida propagação da variante Delta do novo coronavírus é mais ameaçadora nas economias emergentes porque o ritmo de imunização é mais lento, nomeadamente em África e na Ásia.

9h40 - Rússia reporta mais de 24 mil novos casos e 719 óbitos. De acordo com a Reuters, a Rússia reportou esta segunda-feira mais 24.633 novos casos de Covid-19, incluindo 4.007 em Moscovo, elevando o número acumulado para 5.982.766. O número de óbitos também se mantém elevado, com 719 mortes a serem reportadas no último dia.

9h18 - "Agosto vai ser uma boa altura para começarmos a largar a máscara". No próximo mês será "uma boa altura" para Portugal começar a aliviar as restrições, incluindo o uso obrigatório de máscara em "algumas situações", diz o virologista Pedro Simas.

8h25 - Alemanha reporta mais 546 casos, incidência continua a subir. Alemanha reportou no último dia 546 novos casos de Covid-19, um número acima do reportado na última segunda-feira (324), dia em que os números, por norma, são mais baixos. Foi ainda anunciada mais uma morte, aumentando para 91.363 o número de vítimas mortais.

7h52 - Entre 12 e os 18 anos? Vacinação pode arrancar na 2.ª semana de agosto. A vacinação dos jovens entre os 12 e os 18 anos foi um dos temas sobre os quais Luís Marques Mendes teceu comentários no seu habitual espaço dos domingos na SIC. O conselheiro de Estado referiu que "isto ainda depende de uma decisão da Direção-Geral da Saúde, mas a previsão da Task Force da vacinação, com quem falei e apurei estes dados, é que, se houver autorização, vacinar na segunda e terceira semanas de agosto" estes adolescentes

7h45 - Taiwan aprova produção da vacina Medigen. De acordo com a Reuters, o governo de Taiwan aprovou a produção da vacina da Medigen Vaccine Biologics Corp. O ministro da Saúde disse, durante os ensaios clínicos, que os anticorpos criados pela vacina da Medigen provaram "não ser piores" do que os criados pela vacina da AstraZeneca e que não existem preocupações de segurança.

7h39 - Inglaterra levanta hoje últimas restrições legais contra a Covid-19. Esta segunda-feira são levantadas as últimas restrições legais devido à pandemia de Covid-19 em Inglaterra, algo que acontece quando no país a variante Delta continua a propagar-se rapidamente e num momento em que o ministro da Saúde, Sajid Javid, teve um teste positivo para o novo coronavírus, obrigando ao isolamento tanto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, como do ministro da Economia, Rishi Sunak.

Um especialista que ajudou a criar a estratégia de confinamento para o Reino Unido indicou, de acordo com o Guardian, que o número de casos de Covid-19 pode chegar aos 200 mil por dia este ano, causando "disrupção significativa" no sistema de saúde.

7h31 - China deteta cinco casos por contágio local. A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 31 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, cinco dos quais infeções locais, na província de Yunnan, no sul do país.

7h30 - Bom dia! Estamos a iniciar um novo acompanhamento, esta segunda-feira. Clique aqui para conferir as atualizações de domingo, relativamente à pandemia do novo coronavírus.

Leia Também: AO MINUTO: "Pandemia não pode desculpar tudo". Protestos no Chipre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório