Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Centenas de pessoas detidas por supostas ligações com rebeldes do Tigray

Centenas de pessoas foram detidas e empresas encerradas na capital da Etiópia, Adis Abeba, por suspeitas de apoio aos rebeldes da região do Tigray, confirmou hoje a polícia à televisão estatal.

Centenas de pessoas detidas por supostas ligações com rebeldes do Tigray
Notícias ao Minuto

20:11 - 17/07/21 por Lusa

Mundo Etiópia

Os detidos são suspeitos de terem ligações com a Frente de Libertação Popular de Tigray (TPLF), adiantou o chefe da polícia federal, Getu Argaw, à Ethiopian Broadcasting Corporation (EBC) citado pela agência France-Presse.

A TPLF é classificada, desde maio, como uma "organização terrorista" pelas autoridades da Etiópia.

"Um total de 323 pessoas suspeitas de ajudar a TPLF em várias atividades foram presas", confirmou Getu Argaw, ao avançar ainda que diversas empresas "com ligações com os suspeitos foram fechadas e estão atualmente sob investigação".

A Amnistia Internacional acusou na sexta-feira a Etiópia de ter prendido, arbitrariamente, dezenas de habitantes do Tigray, nas últimas semanas, desde que os rebeldes que combatem as tropas do Governo federal conquistaram o controlo de grande parte da região.

Entre os detidos encontram-se ativistas e jornalistas, alguns dos quais foram espancados e levados para locais a centenas de quilómetros da capital, disse a Amnistia, em comunicado.

O Tigray tem estado a braços com um devastador conflito há oito meses, que atingiu um importante ponto de viragem em finais de junho, quando forças rebeldes, que se opõem ao Governo federal, retomaram grande parte do território desta região norte da Etiópia, levando o Governo a declarar um cessar-fogo unilateral.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 2019, enviou o exército federal para Tigray em novembro passado com o objetivo de derrubar as autoridades regionais da TPLF.

Na altura, o líder do executivo etíope disse que operação foi em resposta aos ataques aos campos do exército federal ordenados pela TPLF, um partido que dominou o poder na Etiópia durante três décadas.

Ahmed Abiy declarou a vitória no final de novembro após as forças do lado do Governo terem controlado a capital regional, Mekele. Mas os combates continuaram. E, em 28 de junho, forças rebeldes pró-TPLF recapturaram Mekele, e depois grande parte de Tigray nos dias seguintes. Nessa altura começaram as detenções, segundo a Amnistia.

Leia Também: Etiópia: Três regiões destacam tropas para apoiar exército em Tigray

Recomendados para si

;
Campo obrigatório