Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Incêndio devastou 400 hectares de parque natural na costa catalã

Um incêndio já devastou pelo menos 400 hectares de um parque natural na costa catalã, junto da fronteira franco-espanhola, tendo sido retiradas 350 pessoas, anunciaram hoje os bombeiros.

Incêndio devastou 400 hectares de parque natural na costa catalã
Notícias ao Minuto

16:43 - 17/07/21 por Lusa

Mundo Espanha

O incêndio, cujo "perímetro permanece instável" e que ainda não está controlado, começou na manhã de sexta-feira na localidade de Llança, a cerca de 20 quilómetros da fronteira francesa, segundo os bombeiros.

O incêndio já afetou áreas florestais de vários concelhos do Parque Natural de Cap de Creus, um enclave mediterrânico da Península Ibérica, muito procurado pelos turistas.

O incêndio terá sido causado pela negligência de um motorista que deitou fora uma beata, "o que é escandaloso", disse à comunicação social o ministro do Interior do Governo Autónomo da Catalunha, Joan Ignasi Elena, após a reunião que teve com o comando do corpo de bombeiros.

"Estamos a passar por um verão muito complicado com um clima favorável a incêndios", acrescentou Elena, que pediu aos cidadãos para serem "cuidadosos", especificando que foi pedida ajuda francesa.

Mais de 200 bombeiros catalães combatem hoje as chamas, com o apoio aéreo de vários helicópteros e aviões bombardeiros.

Entre as 350 pessoas que foram retiradas encontram-se residentes de vários municípios, bem como uma centena de residentes de um parque de campismo, alguns dos quais foram transferidos para centros desportivos na área.

Devido ao seu clima quente e seco, a Espanha, o segundo maior destino turístico do mundo antes da pandemia de covid-19, é regularmente atingida no verão por grandes incêndios florestais que, segundo especialistas, ameaçam tornar-se mais frequentes e violentos devido ao aquecimento global.

Leia Também: Catalunha junta-se a Valência no regresso ao recolher obrigatório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório