Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Fraude com moedas digitais em Espanha pode superar 280 milhões de euros

O juiz da Audiência Nacional de Espanha, Alejandro Abascal, vai decidir a 22 de julho sobre a situação processual e eventuais nvoas detenções no caso de uma fraude com moedas digitais, que pode superar 280 milhões de euros.

Fraude com moedas digitais em Espanha pode superar 280 milhões de euros
Notícias ao Minuto

06:28 - 17/07/21 por Lusa

Mundo Espanha

A empresa em causa, Algorithms, oferecia serviços de investimento em moedas digitais, sem ter a autorização da reguladora do mercado de capitais de Espanha.

A sociedade captava clientes, que lhe deveriam entregar quantidades de dinheiro em troca de uma rentabilidade semanal esperada entre 20% e 25%. Mas a partir dos primeiros meses de 2020 começou a deixar de pagar à maior parte dos investidores, situação que culminou em outubro com o fim da entrega das quantidades prometidas.

Esta é, de momento, a maior alegada fraude por volume, em Espanha, racionada com as moedas digitais, uma vez que esta empresa, instalada em Londres, pode ter defraudado cerca de três mil investidores, em 280 milhões de euros.

Paloma Gallardo, esposa do alegado autor da fraude, Javier Biosca, e o seu filho, Javier, compareceram na sexta-feira na Audiencia Nacional, acusados, juntamente com o pai, do crime.

Se bem que Javier Biosca, detido na prisão de Alhaurín de la Torre, em Málaga, deveria ter prestado declarações na quinta-feira, a sua comparência foi adiada até 22 de julho, por baixa médica da sua advogada e até que lhe seja designado um advogado.

Finalizada a declaração de Paloma Gallardo e do seu filho Javier, o magistrado decidiu esperar pela declaração do fundador da empresa, antes de decidir sobre o futuro processual da sua esposa e do seu filho.

Gallardo negou-se a responder às perguntas do juiz, limitando-se a responder às do seu próprio advogado, mas garantiu sempre que desconhecia as atividades da empresa Algorithms ou interferiu na sua atividade, reiterou que a sua única atividade profissional era cabeleireira e negou possuir qualquer património imobiliário.

Quanto a Javier Biosca filho, este também recusou qualquer associação com a Algorithms.

Tanto a advogada dos defraudados, Emilia Zaballos, como a Procuradoria, reservaram para o dia 22 de julho a possibilidade de apresentar petições ao juiz sobre Gallardo e o filho.

Leia Também: Álvaro Amaro, Carlos Chaves Monteiro e Vítor Amaral não vão a julgamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório