Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Nove mortos e dezenas de desaparecidos em vários naufrágios na Indonésia

Pelo menos nove pessoas morreram e algumas dezenas estão dadas como desaparecidas na sequência de vários naufrágios ocorridos numa província da ilha indonésia de Bornéu devido a uma forte tempestade, divulgaram hoje fontes locais.

Nove mortos e dezenas de desaparecidos em vários naufrágios na Indonésia
Notícias ao Minuto

11:25 - 16/07/21 por Lusa

Mundo Tempestades

No total, uma dezena de embarcações de pesca e dois rebocadores naufragaram na quarta-feira na província de West Kalimantan, na ilha indonésia de Bornéu, zona que foi atingida por condições meteorológicas adversas que provocaram ondas de cinco metros de altura.

Os naufrágios só hoje foram divulgados pelas equipas de resgate e de salvamento locais.

A morte de nove pessoas já foi confirmada, mas outras 46 estão dadas como desaparecidas, segundo informações avançadas por Yopi Haryadi, chefe das equipas de resgate e de salvamento de Pontianak, a capital da província.

O mesmo representante informou que outras 81 pessoas foram resgatadas.

A forte tempestade que atingiu a zona provocou inundações em cerca de 50 aldeias, onde várias casas e edifícios sofreram danos ou ficaram destruídos.

As condições meteorológicas adversas, e os consequentes danos em particular materiais, atingiram um total de 15 mil pessoas.

"As 14 embarcações tentaram contornar e fugir da tempestade, mas era muito forte e naufragaram", relatou, em declarações à agência noticiosa France-Presse (AFP), Yopi Haryadi, indicando ainda que a intempérie não fez vítimas mortais ou feridos em terra.

Um helicóptero foi mobilizado para os trabalhos de busca que estão a decorrer no mar, mas a operação está a ser complicada devido ao mau tempo.

Os acidentes marítimos são muito comuns na Indonésia, um arquipélago com mais de 17 mil ilhas onde os ferries e outras embarcações são o meio de transporte mais utilizado, muitas vezes sem obedecer a normas de segurança.

Ainda no mês passado, um ferry afundou-se ao largo da ilha de Bali, provocando a morte de 10 pessoas.

Leia Também: Mau tempo já provocou 118 mortes na Alemanha e Bélgica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório