Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fotojornalista da Reuters morto durante combates no Afeganistão

Danish Siddiqui, vencedor de um Pulitzer em 2018, estava com as forças afegãs quando foram alvo de uma emboscada dos talibãs.

Fotojornalista da Reuters morto durante combates no Afeganistão
Notícias ao Minuto

10:14 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Danish Siddiqui

Danish Siddiqui, fotojornalista indiano da Reuters e vencedor de um prémio Pulitzer em 2018, foi morto no Afeganistão enquanto cobria os conflitos entre as tropas do país e os talibãs, revela a BBC. O profissional estava com as forças nacionais afegãs quando foram alvo de uma emboscada. 

Não se sabe ainda quantas pessoas perderam a vida no mesmo ataque. A morte de Siddiqui foi já confirmada pelo embaixador afegão na Índia, Farid Mamundzay. 

No Twitter, o responsável afirmou: "Profundamente perturbado com a triste notícia do assassinato do  amigo Danish Siddiqui em Kandahar, na noite passada. O jornalista indiano e vencedor do Pulitzer estava integrado nas forças de segurança afegãs. Conheci-o duas semanas antes da sua partida para Cabul. Condolências à família e à Reuters".

Siddiqui recebeu o mais importante prémio do jornalismo pelo seguimento fotográfico que fez da crise Rohingya, Pulitzer que partilhou com o colega Adnan Abidi. Foi o primeiro repórter indiano a receber tal distinção. 

Na passada quarta-feira fez a sua última publicação no Instagram com fotos dos confrontos em Kandahar. "De missões de combate corpo a corpo a operações de resgate. As forças especiais afegãs estão sobrecarregadas e a fazer de tudo para afastar os talibãs", escreveu.

[Notícia atualizada às 10h25]

Leia Também: EUA vão iniciar retirada de afegãos que apoiaram as suas tropas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório