Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Israel detém 30 estudantes palestinianos suspeitos de "terrorismo"

O exército israelita indicou hoje ter detido na Cisjordânia ocupada "entre 20 e 30" estudantes palestinianos "pertencentes" ao movimento islâmico Hamas e envolvidos em "atividades terroristas".

Israel detém  30 estudantes palestinianos suspeitos de "terrorismo"
Notícias ao Minuto

12:03 - 15/07/21 por Lusa

Mundo Israel

Segundo fontes palestinianas, estudantes da Universidade de Bir Zeit na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel desde 1967, foram detidos quando deixavam de autocarro a vila de Turmus Ayya, perto de Ramallah.

Os estudantes tinham estado no local da casa demolida de um palestiniano-americano, acusado de matar um estudante israelita.

Israel destrói regularmente a casa de palestinianos acusados de ataques anti-israelitas, argumentando com o caráter dissuasivo da medida criticada por organizações palestinianas e de defesa dos direitos humanos.

"Entre 20 e 30 (palestinianos) pertencentes à fação estudantil do Hamas na Universidade de Bir Zeit" foram detidos na quarta-feira, indicou o exército à agência France Presse.

Alguns estão "diretamente envolvidos em atividades terroristas, incluindo a transferência de dinheiro, incitação e organização de atividades do Hamas", precisou o exército num comunicado, adiantando que os estudantes estão a ser interrogados pelo serviço de segurança interna israelita, Shin Beth.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, território palestiniano sob bloqueio israelita há mais de 15 anos, é considerado uma organização terrorista por países ocidentais e Israel.

A Universidade de Bir Zeit declarou num comunicado "seguir com preocupação a detenção do grupo de estudantes" e apelou à "comunidade internacional para intervir imediatamente para que sejam libertados".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório