Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2021
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Exército libanês vende viagens de helicóptero para fazer dinheiro

A medida foi tomada para tentar superar a crise económica que o país enfrenta.

Exército libanês vende viagens de helicóptero para fazer dinheiro

Atingido pelo colapso da economia do Líbano, o exército começou a vender viagens nos seus helicópteros para financiar a sua manutenção, numa medida que demonstra os problemas financeiros que o país enfrenta.

"A guerra em que estamos é económica, por isso requer meios não convencionais... e a ideia que tivemos foi de fazer passeios de helicóptero", explicou o coronel Hassan Barakat, porta-voz do exército à Reuters.

"O custo destas viagens garante a manutenção essencial das aeronaves", acrescentou. Uma viagem de 15 minutos num helicóptero de treino Robinson R44 do exército custa cerca de 125 euros.

O Líbano está a sofrer com o que o Banco Mundial descreveu como uma das mais profundas crises da história moderna. A moeda perdeu mais de 90% do seu valor em menos de dois anos e mais da metade da população caiu na pobreza.

O comandante do Exército, o general Joseph Aoun, advertiu o mês passado que a crise, causada por décadas de corrupção e desperdício no governo, iria levar ao colapso de todas as instituições do estado, incluindo o exército, referindo que o salário mensal de um soldado estava a agora nos 75 euros.

"É uma ótima experiência para meus filhos ver o Líbano e a bela costa libanesa do ar", descreveu Adib Dakkash, um turista da Suíça, de 43 anos,. "Prefiro gastar 125 euros para que os helicópteros do exército continuem a funcionar e para que os pilotos e oficiais continuem a voar, do que num restaurante, com comida ou coisas sem sentido", disse ainda.

Apoiado desde há muito pelo exército norte-americano, o exército libanês tem sustentado a estabilidade do país desde o final da guerra civil de 1975-90. O Qatar anunciou esta semana que vai fornecer aos militares 70 toneladas de alimentos por mês.

Leia Também: Quase 20 pessoas feridas em manifestações no Líbano face a crise

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório