Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Antigo primeiro-ministro da RDCongo Matata Ponyo em prisão domiciliária

O antigo primeiro-ministro da República Democrática do Congo (RDCongo), Matata Ponyo, acusado de desvio de fundos públicos, foi colocado sob prisão domiciliária, afirmaram hoje fontes judiciais.

Antigo primeiro-ministro da RDCongo Matata Ponyo em prisão domiciliária
Notícias ao Minuto

15:53 - 14/07/21 por Lusa

Mundo Matata Ponyo

Um mandado do Ministério Público do Tribunal Constitucional, datado de terça-feira e assinado pelo magistrado Emmanuel Bonane, ordenou que Ponyo "fosse colocado de forma preventiva em prisão domiciliária", noticia a agência France-Presse.

À agência noticiosa francesa, o advogado de Matata Ponyo, Laurent Onyemba, considerou que "este caso é fundamentalmente político".

"Tencionamos solicitar a sua comparência como homem livre, porque não há nada contra ele", acrescentou.

A justiça congolesa acusou o antigo chefe do Governo de ter "pagado mais de 110 milhões de dólares [93 milhões de euros, ao câmbio atual]" a elementos fictícios, como credores.

"Isto é falso em todos os aspetos. Fornecemos todas as provas", acrescentou Onyemba.

Atualmente senador, Matata Ponyo foi ministro das Finanças entre 2010 e 2012 e primeiro-ministro entre 2012 e 2016, sob o comando do antigo Presidente Joseph Kabila.

Os senadores congoleses tinham votado contra a acusação de Matata, mas em 05 de julho, seis membros do Senado concordaram com um pedido do procurador no Tribunal Constitucional para levantar a imunidade parlamentar a Matata Ponyo.

Leia Também: Pelo menos 13 civis mortos em ataque no nordeste da RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório