Afeganistão: Paquistão fecha Chaman após talibãs tomarem lado afegão

O Paquistão encerrou hoje o posto fronteiriço de Chaman, após o lado afegão da passagem, em Weish, ter sido tomado durante a noite pelos talibãs, no âmbito da sua ofensiva contra as forças de Cabul.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/07/2021 12:24 ‧ 14/07/2021 por Lusa

Mundo

Fronteira

"O portão não foi aberto esta manhã para as pessoas passarem", disse Gul Khan, um oficial de segurança do posto fronteiriço de Chaman, na província do Baluchistão (sudoeste), à agência noticiosa espanhola EFE.

Khan indicou que os talibãs assumiram o controlo da passagem no lado afegão durante a noite de terça-feira para hoje, adiantando desconhecer quando será reaberto o posto fronteiriço de Chaman.

"O governo terá de decidir", disse.

"Podemos ver as posições dos talibãs do outro lado da fronteira", referiu Khan.

Chaman, situado a 11 quilómetros de Quetta, a capital do Baluchistão, é um dos quatro postos fronteiriços entre o Paquistão e o Afeganistão. Juntamente com o de Torkham é um dos mais importantes para a passagem de pessoas entre os dois países.

Em relação ao Afeganistão, Weish é uma das nove passagens fronteiriças do país com os seus vizinhos. Com a sua captura, pelo menos cinco destes postos estão sob controlo da formação rebelde, segundo a EFE.

Um funcionário local da administração afegã de Kandahar, província onde se localiza o posto de Weish, disse à EFE que as forças de segurança estão a preparar um contra-ataque para o recuperar.

Os talibãs lançaram uma grande ofensiva depois das forças norte-americanas e da NATO terem iniciado a retirada final do Afeganistão, a 1 de maio.

Os rebeldes já capturaram vastas zonas de território rural e cercaram algumas capitais de província.

Leia Também: George W. Bush critica retirada das tropas da NATO do Afeganistão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas