Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Afeganistão: Paquistão fecha Chaman após talibãs tomarem lado afegão

O Paquistão encerrou hoje o posto fronteiriço de Chaman, após o lado afegão da passagem, em Weish, ter sido tomado durante a noite pelos talibãs, no âmbito da sua ofensiva contra as forças de Cabul.

Afeganistão: Paquistão fecha Chaman após talibãs tomarem lado afegão
Notícias ao Minuto

12:24 - 14/07/21 por Lusa

Mundo Fronteira

"O portão não foi aberto esta manhã para as pessoas passarem", disse Gul Khan, um oficial de segurança do posto fronteiriço de Chaman, na província do Baluchistão (sudoeste), à agência noticiosa espanhola EFE.

Khan indicou que os talibãs assumiram o controlo da passagem no lado afegão durante a noite de terça-feira para hoje, adiantando desconhecer quando será reaberto o posto fronteiriço de Chaman.

"O governo terá de decidir", disse.

"Podemos ver as posições dos talibãs do outro lado da fronteira", referiu Khan.

Chaman, situado a 11 quilómetros de Quetta, a capital do Baluchistão, é um dos quatro postos fronteiriços entre o Paquistão e o Afeganistão. Juntamente com o de Torkham é um dos mais importantes para a passagem de pessoas entre os dois países.

Em relação ao Afeganistão, Weish é uma das nove passagens fronteiriças do país com os seus vizinhos. Com a sua captura, pelo menos cinco destes postos estão sob controlo da formação rebelde, segundo a EFE.

Um funcionário local da administração afegã de Kandahar, província onde se localiza o posto de Weish, disse à EFE que as forças de segurança estão a preparar um contra-ataque para o recuperar.

Os talibãs lançaram uma grande ofensiva depois das forças norte-americanas e da NATO terem iniciado a retirada final do Afeganistão, a 1 de maio.

Os rebeldes já capturaram vastas zonas de território rural e cercaram algumas capitais de província.

Leia Também: George W. Bush critica retirada das tropas da NATO do Afeganistão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório