Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

México. "Resistência Indígena" para "desmistificar" conquista espanhola

A Cidade do México preparou um extenso programa cultural para comemorar os 500 anos da conquista espanhola, um evento intitulado de "resistência indígena" para "desmistificar" este acontecimento histórico.

México. "Resistência Indígena" para "desmistificar" conquista espanhola
Notícias ao Minuto

06:47 - 14/07/21 por Lusa

Mundo México

"Um mês depois do que historicamente se chamou a queda do México-Tenochtitlán, nós, juntamente com o Governo do México, iremos comemorar a 13 de agosto os 500 anos de resistência de nossos povos indígenas", anunciou hoje Cláudia Sheinbaum, presidente da autarquia da Cidade do México, citada pela agência de notícias espanhola EFE.

Segundo Sheinbaum, o evento contará com várias atividades e debates, que começam já esta semana, para "questionar a palavra conquista" e analisar "a chegada dos espanhóis", lembrando que essa conquista foi "violenta".

"Temos que desmistificar muito do que eles nos incutiram e colocá-lo em debate", disse Sheinbaum durante uma conferência de imprensa para anunciar o evento.

A visão da autarca coincide com a do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que já em 2019 solicitou, por carta, ao Rei da Espanha Felipe VI e ao Papa Francisco que pedisse desculpas aos indígenas pela conquista do atual México, algo em que continua a insistir até hoje.

Também a vereadora da cultura da capital, Vannesa Bohórquez, exortou a população a participar nas comemorações sobre um período que vê como uma "implacável investida de violência e desapropriação".

Já José Alfonso Suárez, secretário de Governo da capital, disse desejar que a comemoração dos 500 anos coloque "na dimensão certa" o passado "glorioso" e "incompreendido" pelos europeus.

Os eventos que se prolongam até agosto contam com um ciclo de debates - entre 15 de julho e 5 de agosto - sobre os povos indígenas, as mulheres indígenas ou a guerra pelo México-Tenochtitlán, onde fica atualmente a Cidade do México.

A 26 de julho, será realizado no Zócalo, na capital, um evento para reivindicar a fundação de Tenochtitlan com grupos que homenageiam o povo mexicano.

Serão também inaugurados mosaicos nas ruas para comemorar momentos históricos da capital e os edifícios do Governo estarão iluminados durante a maratona de eventos.

As iniciativas hoje anunciadas juntam-se assim às celebrações dos 700 anos da fundação de Tenochtitlan e aos 200 anos da independência do México.

Leia Também: Covid-19: México com 232 mortes e 9.581 novos casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório