Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Protestos em Miami em solidariedade com manifestantes cubanos

Manifestantes em Miami bloquearam hoje uma estrada da Flórida em solidariedade com os milhares de cubanos que, no domingo, protestaram contra a situação económica e sanitária que a ilha atravessa.

Protestos em Miami em solidariedade com manifestantes cubanos
Notícias ao Minuto

23:44 - 13/07/21 por Lusa

Mundo Cuba

É no sul da Flórida que se encontra a maior comunidade de cubano-americanos a viver nos Estados Unidos, recorda a agência de notícias Associated Press (AP).

Hoje, um grupo de manifestantes em Miami marchou em direção a "Palmetto Expressway", onde vários protestantes se sentaram, bloqueando o tráfego numa das direções daquela estrada.

Durante a manifestação, o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, realizou um encontro, à porta fechada, no Museu Americano da Diáspora Cubana de Miami, com várias autoridades, incluindo membros do Congresso.

No final do encontro e em declarações aos jornalistas, os responsáveis defenderam que os protestos nas ruas em Cuba foram uma reação à falta de vacinas mas também de alimentos e outros bens básicos.

"Eles revoltam-se contra uma corrupta ditadura comunista que governa a ilha com mão de ferro há mais de 60 anos, que é responsável pela morte e destruição, não apenas na ilha de Cuba, mas realmente em todo o hemisfério ocidental, graças às suas ações de apoio a outros regimes marxistas ", disse DeSantis.

Para o governante, os cubanos que protestaram no domingo "são pessoas que desejam fundamentalmente um novo começo. Desejam uma sociedade livre."

DeSantis, que é apontado como um candidato à Casa Branca em 2024, recusou-se a responder diretamente sobre como o governo do presidente democrata Joe Biden deveria abordar os acontecimentos em Cuba.

O governador apelou ao governo comunista que restabeleça o serviço de internet, caso contrário, defendeu, as empresas privadas deverão encontrar uma forma de ajudar os cubanos a recuperar o acesso à internet.

Já a deputada republicana dos Estados Unidos María Elvira Salazar, cujos pais eram exilados cubanos, defendeu que os norte-americanos devem unir-se para tentar persuadir o governo de Biden a atender aos apelos da comunidade cubana: "Não podemos negociar com o regime (Cubano) nesta hora", disse.

A AP recorda ainda que a guarda costeira norte-americana em Miami tem monitorado as atividades com o objetivo de aumentar as travessias "inseguras e ilegais" entre a Flórida e Cuba.

A medida surgiu depois de grupos de imigrantes cubanos terem anunciado que planeavam viajar até à ilha para apoiar os cubanos.

A ideia era levar bens essenciais, como água, comida, remédios, mas também armas: "Tudo o que pudermos levar para Cuba para ajudar é bom", disse o organizador da iniciativa, Dennis Suayero, em declarações à estação de televisão WSVN.

No entanto, o grupo não chegou ao destino uma vez que a Guarda Costeira impediu que cruzassem o Estreito da Florida, justificando haver "problemas com armas de fogo".

Segundo o responsável da Guarda Costeira, a viagem é "perigosa e implacável", lembrando que morreram quase 20 cubanos durante a tentativa de travessia nas últimas semanas.

Milhares de cubano-americanos também se reuniram em Little Havana no fim de semana, expressando apoio aos cubanos que participaram de marchas de rua contra os altos preços e a escassez de alimentos na ilha.

As últimas manifestações desse tipo em Havana ocorreram há quase 30 anos, em 1994. O presidente Miguel Díaz-Canel acusou os cubano-americanos de usar as redes sociais para incitá-los. Na segunda-feira, a ilha estava sem acesso à internet.

Leia Também: Estados Unidos pedem a Cuba que restabeleça acesso à internet móvel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório