Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

ONU. Convenção sobre Diversidade Biológica quer preservar 30% do planeta

A Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou hoje a primeira proposta de ações a fazer até 2030, com 21 objetivos, incluindo a preservação de pelo menos 30% da superfície terrestre.

ONU. Convenção sobre Diversidade Biológica quer preservar 30% do planeta
Notícias ao Minuto

23:53 - 12/07/21 por Lusa

Mundo ONU

Aqueles 21 objetivos para 2030 integram a proposta de um Acordo Quadro Global sobe Biodiversidade, que está a ser negociado para aprovação pelas partes da CDB, que se realiza em outubro na cidade chinesa de Kunming.

O texto, divulgado hoje, inclui o objetivo de reduzir a metade a libertação de nutrientes no meio ambiente, a redução em pelo menos dois terços do uso de pesticidas e a eliminação de emissões do lixo de plásticos.

A CDB pretende também a eliminação, reforma ou desvio de pelo menos 500 mil milhões de dólares (422 mil milhões de euros) de incentivos prejudiciais para o ambiente e um aumento em 200 mil milhões de dólares nos fluxos financeiros internacionais destinados aos países em desenvolvimento.

A secretária-executiva da organização, Elizabeth Maruma Mrema, assinalou, em comunicado, que é precisa "uma urgente ação política global, regional e nacional para transformar os modelos económicos, sociais e financeiros", que permitam a estabilização até 2030 das perdas de biodiversidade e "melhorias nítidas" até 2050.

Maruma Mrema acrescentou que o objetivo do acordo quadro é "galvanizar esta ação urgente e transformadora de governos e de toda a sociedade, incluindo os povos indígenas e comunidades locais, sociedade civil, juventude e instituições empresariais e financeiras".

A finalidade da CDB é alcançar até 2050 o que denominou como "harmonia com a natureza", através de quatro objetivos: a melhoria da integridade de todos os ecossistemas; a valorização das contribuições da natureza à humanidade; a repartição justa e equitativa dos benefícios da utilização dos recursos genéticos; e acabar com a distância entre o financiamento disponível e o necessário para concretizar a visão 2050.

Leia Também: Indicador de Clima Económico moçambicano recua em maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório