Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Borrell repreende primeiro-ministro esloveno por declarações sobre o Irão

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, repreendeu hoje publicamente o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, considerando que, apesar de a Eslovénia ocupar a presidência da UE, "não tem competência" para falar em nome dos 27 sobre política externa.

Borrell repreende primeiro-ministro esloveno por declarações sobre o Irão
Notícias ao Minuto

19:52 - 12/07/21 por Lusa

Mundo Eslovénia

"O primeiro-ministro esloveno, embora ocupe a presidência semestral da UE, não tem competência para falar em nome da UE para a política externa", disse Josep Borrell numa conferência de imprensa após uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, em Bruxelas.

Borrell explicou ter sido forçado a fazer este esclarecimento depois de ser contactado pelo chefe da diplomacia do Irão, Mohammad Javad Zarif, que lhe perguntou se as palavras de Jansa, que acusou Teerão de violar os direitos humanos, eram a posição oficial da UE.

"A política externa continua a ser da competência dos Estados-membros. Todos podem ter a sua própria posição. Mas apenas o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o Alto Representante falam em nome da UE. As palavras de Jansa são da sua responsabilidade, mas não representam a posição da UE e ele não pode alegar falar em nome da UE", frisou o diplomata espanhol.

Em causa estão declarações de Jansa, que, sábado, durante um comício na Albânia do Mujahedin do Povo (MEK), um grupo de oposição no exílio proibido no Irão, acusou o Irão de violar os direitos humanos, com Teerão, um dia depois, a denunciar as "acusações infundadas".

"O povo iraniano merece democracia, liberdade e respeito pelos direitos humanos e deve ser fortemente apoiado pela comunidade internacional", disse Jansa numa mensagem 'online', pedindo que o regime iraniano seja "responsabilizado por violações dos direitos humanos".

Leia Também: Presidência europeia da Eslovénia deve corresponder às "intenções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório