Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Reino Unido avança com proibição de grupo supremacista branco 'The Base'

O grupo supremacista branco 'The Base' vai ser proscrito do Reino Unido por ser uma organização de extrema-direita e terrorista, anunciou hoje a ministra do Interior britânica, Priti Patel.

Reino Unido avança com proibição de grupo supremacista branco 'The Base'
Notícias ao Minuto

13:02 - 12/07/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

Formada em 2018, a organização está predominantemente sediada nos Estados Unidos e defende a formação de um Estado étnico branco através de uma guerra racial, tendo os membros participado em treinos com armas e explosivos. 

Em janeiro de 2020, alegados membros do grupo foram presos pelo FBI após uma investigação ao longo de vários meses.

'The Base' será o quinto grupo terrorista de extrema-direita a ser proscrito no Reino Unido e o terceiro a ser proscrito no último ano, depois de 'Atomwaffen Division' e 'National Socialist Order'. 

As pessoas que continuem a ser membros ou militantes de grupos depois de estes serem proscritos podem ser condenadas a até 14 anos de prisão. 

A ministra prometeu continuar a "tomar medidas fortes contra grupos de supremacia branca perversos, que têm como alvo pessoas vulneráveis".

A ordem de proscrição foi submetida hoje ao Parlamento e poderá entrar em vigor no final desta semana. 

"Estou empenhada em tornar o mais difícil possível a essas organizações operarem no Reino Unido, proibindo-as e aumentando as sanções contra associação ou apoio, a fim de proteger a população e a nossa segurança nacional", afirmou Patel.

Em 2018, uma portuguesa de 38 anos, Claudia Patatas, foi condenada a cinco anos de prisão por pertencer à organização de extrema-direita 'National Action', proscrita dois anos antes.

Durante o julgamento, foi tornado público que ela e o companheiro, também membro do mesmo grupo, chamaram ao filho recém-nascido 'Adolf' como sinal de admiração pelo líder nazi alemão Adolf Hitler. 

Leia Também: Repórter morre após ataques de ativistas de extrema-direita na Geórgia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório