Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"Só japoneses". Hotel em Tóquio retira avisos de elevadores após críticas

Funcionário explica que a intenção não foi discriminar estrangeiros: "Tentamos facilitar, mas acabámos a causar mal-entendidos".

"Só japoneses". Hotel em Tóquio retira avisos de elevadores após críticas
Notícias ao Minuto

08:50 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Numa altura em que os Jogos Olímpicos estão prestes a começar em Tóquio, no Japão, um hotel da cidade foi alvo de fortes críticas nas redes sociais por fazer uma distinção entre japoneses e estrangeiros nos elevadores. Em causa estavam avisos que indicavam que os ascensores poderiam ser usados por "Só japoneses" ou "Só estrangeiros". 

Depois da polémica, conta a Reuters, o Akasaka Excel Hotel Tokyu, localizado na baixa de Tóquio, já pediu desculpa e retirou as placas que davam a referida instrução.

Estas tinham sido colocadas na sexta-feira, em resposta a uma orientação dos organizadores dos Jogos Olímpicos de modo a "garantir que os movimentos dos hóspedes relacionados com os Jogos eram separados dos outros hospedados no hotel", explicou um funcionário à agência de notícias. 

A intenção, assegurou, nunca foi discriminar os estrangeiros ali presentes. "Tentamos facilitar, mas acabámos a causar mal-entendidos", acrescentou. 

De recordar que a edição deste ano dos Jogos Olímpicos, que está marcada para a cidade japonesa de Tóquio, vai decorrer sem adeptos nas bancadas. A decisão foi na passada quinta-feira e confirmada pela ministra dos Desportos do Japão, Tamayo Marukawa, e surge depois de o primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, ter decretado um novo estado de emergência na região de Tóquio, que vigorará até 22 de agosto.

A medida inclui não só Tóquio como prefeituras circundantes como Chiba, Kanagawa e Saitama. Em estudo está ainda a decisão da presença de público nos eventos que decorrem fora da capital nipónica, em áreas que não estão sob estado de emergência.

Leia Também: Oficial: Jogos Olímpicos não vão contar com espectadores nas bancadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório