Procurar

Papa Francisco aparece em público uma semana depois da cirurgia

O Papa Francisco presidiu à Oração do Angelus deste domingo, a partir do 10.º andar do Hospital Gemelli, onde se encontra internado.

Papa Francisco aparece em público uma semana depois da cirurgia Papa Francisco aparece em público uma semana depois da cirurgia
Anterior Seguinte
Galeria

5 Fotos

© REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Filipa Matias Pereira com Lusa
11/07/2021 11:46 ‧ há 4 anos por Filipa Matias Pereira com Lusa

O Papa Francisco apareceu pela primeira vez, este domingo, em público, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica. O pontífice surgiu na janela do quarto da clínica onde está internado desde domingo passado, em Itália, e leu uma mensagem onde vincou a importância da saúde.

"Queridos irmãos e irmãs, bom dia! Estou feliz por poder cumprir o compromisso dominical do Angelus, também aqui na Policlínica 'Gemelli'. Obrigado a todos. Senti muito a vossa proximidade e o apoio das vossas orações. Muito obrigado", disse o Papa Francisco na sua intervenção. 


O pontífice sublinhou, de seguida, a importância de um "bom" serviço de saúde "acessível a todos". “Nestes dias de hospitalização, experienciei a importância de um bom serviço de saúde, acessível a todos, como existe na Itália e noutros países. Um serviço de saúde gratuito que garante um bom serviço acessível a todos. Este bem precioso. Devemos guardá-lo! E para isso devemos todos comprometer-nos porque é útil a todos e pede a contribuição de todos", sublinhou o Papa, citado pelo jornal La Reppublica. 

O Papa reconheceu que também na Igreja "às vezes" há um impulso de vender alguma instituição de saúde não está a ir bem por motivos económicos ou por má gestão. "A vocação da Igreja não é ganhar dinheiro, mas prestar serviço e o serviço é sempre gratuito. Salve as instituições gratuitas", disse.

Francisco, revendo as Escrituras, explica que cuidar de um doente implica também o ouvir. "A proximidade, a ternura de quem cuida dos enfermos, é como uma carícia que os faz sentir melhor, alivia as dores e serenos," disse.

"Mais cedo ou mais tarde todos precisaremos dessa unção e todos podemos doá-la a outras pessoas, com uma visita, um telefonema, uma mão estendida para quem precisa de ajuda", afirmou.

Por fim, Francisco expressou o seu agradecimento e "incentivo" aos médicos e trabalhadores da saúde no seu quotidiano de trabalho e recordou os doentes do mundo, para que estes "não fiquem sós".

O Vaticano, sublinhe-se, já tinha anunciado que o Papa ia presidir à Oração do Angelus deste domingo a partir do 10.º andar do Hospital Gemelli, onde se encontra internado.

O Papa deu entrada na unidade de saúde após a oração dominical do Angelus, no domingo passado, quando anunciou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro do Vaticano a sua próxima viagem à Hungria e Eslováquia, de 12 a 15 de setembro.

O anúncio do internamento causou surpresa, pois não se sabia que Francisco teria de se submeter a uma operação que estava marcada para os primeiros dias de julho, mês em que o pontífice reduz ao máximo seus atos para descansar e só mantém a sua presença na Oração do Angelus.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a cirurgia a uma estenose diverticular já estava programada e durou cerca de três horas.

Esta foi a primeira hospitalização conhecida do Papa desde que foi eleito para líder máximo da Igreja Católica, em 2013.

Veja a fotogaleria acima. 

Leia Também: Papa Francisco continua a sua recuperação no hospital após cirurgia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10