Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

EUA e Rússia chegam a acordo para prolongar prazo de ajuda à Síria

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram hoje a um acordo para prolongar o mecanismo da ONU de ajuda humanitária transfronteiriça à Síria sem a aprovação de Damasco, que expira no sábado, disseram fontes diplomáticas.

EUA e Rússia chegam a acordo para prolongar prazo de ajuda à Síria
Notícias ao Minuto

17:12 - 09/07/21 por Lusa

Mundo Síria

A prorrogação do mecanismo - se vier a ser aprovada no Conselho de Segurança da ONU, onde deverá ser votada mais tarde -- durará um ano, na versão dos EUA, ou seis meses, renováveis, na versão da Rússia.

Anteriormente, a Rússia recusara prolongar por mais tempo o corredor de ajuda humanitária para o norte da Síria, através da fronteira turca, a única passagem que continua aberta e cuja permissão termina no sábado.

Os dois projetos de resolução que autorizam a extensão do mecanismo -- um proposto pela Irlanda e pela Noruega e outro proposto pela Rússia - foram retirados da mesa do Conselho de Segurança, segundo diplomatas.

"Poderemos vir a ter uma solução alternativa que seria um acordo de 12 meses (...) a que a Rússia fará uma contraproposta de seis mais seis meses", explicou um diplomata.

Esse compromisso foi obtido ao final das negociações finais entre os Estados Unidos e a Rússia, depois estendido aos outros três membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Reino Unido e França).

A licença atual do Conselho de Segurança, que autoriza as Nações Unidas e os seus aliados a entregar ajuda humanitária através da Turquia à população do último reduto da oposição na Síria, sem autorização do regime do Presidente Bashar al-Assad, expira no sábado.

Leia Também: Rússia propõe extensão da ajuda transfronteiriça à Síria por seis meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório