Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Situação de incêndios no Canadá preocupante mas sem dramatismo do passado

As dezenas de incêndios na província canadiana da Colúmbia Britânica "é uma situação preocupante, mas não é dramática como sucedeu em anos anteriores", disse hoje à Lusa a cônsul-geral de Portugal em Vancouver. 

Situação de incêndios no Canadá preocupante mas sem dramatismo do passado
Notícias ao Minuto

21:07 - 07/07/21 por Lusa

Mundo Canadá

"Já vivemos aqui na província, em anos anteriores, situações mais dramáticas em termos de incêndios que levaram mesmo as autoridades provinciais a decretarem o estado de emergência. Atualmente ainda não estamos nessa fase, apesar de estarem ativos mais de 200 incêndios", frisou Marta Cowling. 

No Canadá há quase três anos, a diplomata explicou que os incêndios localizam-se sobretudo "no interior centro da província, em áreas remotas, distantes de Vancouver".

"Nas regiões onde temos mais portugueses, como o Vale do Okanagan, não temos registo de cidadãos nacionais afetados pelos incêndios", acrescentou.

O consulado-geral de Portugal em Vancouver está em contacto com os dirigentes associativos daquela região, que inclui as localidades de Penticton, Kelowna e Oliver, onde "há muito fumo e a qualidade do ar não é a melhor, mas a comunidade encontra-se bem". 

Mais a Leste na Colúmbia Britânica, na cidade de Castlegar, onde existem cerca de 60 famílias portuguesas, há duas semanas as temperaturas atingiram a máxima de 44 graus centígrados, verificando-se alguns incêndios na região.

Marta Cowling disse "uma a duas famílias portuguesas em Castlegar" tiveram de ser retiradas por prevenção, "mas entretanto já regressaram a casa".

"Neste momento as temperaturas já baixaram, encontrando-se tudo um pouco mais tranquilo, mas todos os dias surgem novos incêndios devido aos relâmpagos", explicou. 

A cônsul-geral de Portugal em Vancouver não tem dúvidas que se algo de trágico suceder com algum português a "comunidade unir-se-á para ajudar", deixando ainda o apelo para que se "mantenham calmos e serenos", seguindo as instruções das autoridades locais.

Existem cerca de 42 mil portugueses e lusodescendentes a residirem na Colúmbia Britânica, a maioria localizada na área metropolitana de Vancouver. 

Em Alberta, encontravam-se ativos cerca de 50 incêndios nas últimas 24 horas, a maioria no norte da província, distantes dos grandes centros urbanos de Calgary e Edmonton, onde está concentrada a comunidade portuguesa (23 mil).

Leia Também: América do Norte viveu este ano o mês de junho mais quente de sempre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório