Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Haiti: Assassinos do Presidente eram mercenários "profissionais"

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos declarou hoje que os assassinos do Presidente haitiano, Jovenel Moïse, eram mercenários "profissionais" que se fizeram passar por agentes norte-americanos e poderão já ter deixado o país.

Haiti: Assassinos do Presidente eram mercenários "profissionais"
Notícias ao Minuto

20:52 - 07/07/21 por Lusa

Mundo Jovenel Moise

Os autores do assassínio apresentaram-se na residência do chefe de Estado, em Port-au-Prince, dizendo pertencer à Agência Norte-Americana Anti-Drogas (DEA, na sigla em inglês)), mas o seu comportamento não era conforme com esse estatuto, segundo o embaixador, Bocchit Edmond.

"Foi um ataque bem orquestrado e eram profissionais", declarou o diplomata haitiano à imprensa em Washington.

"Temos um vídeo, e achamos que se trata de mercenários", acrescentou.

A primeira-dama haitiana, Martine Moïse, baleada no ataque, vai ser transportada para Miami para receber tratamento.

"Posso dizer-vos que foram tomadas as medidas necessárias, desde esta manhã, para a transferir para um hospital de Miami", disse o embaixador.

Está em curso uma investigação para determinar onde se encontram os assassinos, as suas motivações e as suas nacionalidades, segundo Edmond, que afirmou que eles falavam entre eles em espanhol.

O diplomata pensa que é possível que os assassinos tenham já abandonado o Haiti, provavelmente em direção à República Dominicana, um país hispanófono com o qual o Haiti partilha a ilha de Hispaniola.

"Não sabemos se eles já se foram embora ou se ainda estão no país", comentou.

"Se não estiverem no Haiti, só há uma forma de terem saído e é pelas fronteiras terrestres, porque não há aviões", referiu.

Edmond afirmou também que a eventual utilização de um avião privado teria sido detetada pela aviação civil, enquanto uma saída do território pelas fronteiras terrestres passaria despercebida.

Leia Também: Haiti: Conselho de Segurança da ONU convoca reunião de emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório