Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Israel: Isaac Herzog toma posse como 11.º Presidente do Estado hebreu

O novo Presidente de Israel, Isaac Herzog, tomou hoje posse no parlamento (Knesset), tornando-se a décima primeira pessoa a assumir o cargo sobretudo cerimonial.

Israel: Isaac Herzog toma posse como 11.º Presidente do Estado hebreu
Notícias ao Minuto

18:29 - 07/07/21 por Lusa

Mundo Israel

Com a mão esquerda sobre a Torá, Herzog jurou perante os deputados "cumprir fielmente o papel de Presidente".

"Estou diante de vós honrado e encantado", declarou no seu discurso de tomada de posse o novo chefe de Estado israelita, 60 anos, dizendo querer ser "o Presidente de todos".

"A minha missão é fazer tudo para reconstruir a esperança", adiantou, lamentando a "inédita crise" política que Israel atravessou recentemente.

Em Israel, o poder executivo está nas mãos do primeiro-ministro, sendo a função do Presidente largamente cerimonial, visando manter a unidade nacional e servir como bússola moral do país.

O chefe de Estado pode, no entanto, conceder perdões e nomeia o responsável pela formação de um executivo após as eleições legislativas.

Herzog, descendente de uma proeminente família sionista, sucede a Reuven Rivlin, para um mandato de sete anos.

O seu pai, Chaim Herzog, serviu como Presidente na década de 1980, após ter sido embaixador de Israel nas Nações e o seu avô, Yitzhak HaLevi Herzog, foi o primeiro rabino-chefe do país.

"A verdade é que o invejo um pouco", disse Rivlin numa carta a Herzog divulgada na rede social Twitter. "Em breve descobrirá que grande e maravilhoso privilégio tem" de ser Presidente das várias comunidades de Israel - judeus e árabes, religiosos e seculares, jovens e velhos, adiantou.

Eleito pelo Knesset no mês passado, Herzog foi antes presidente do Partido Trabalhista e liderou a oposição no parlamento. Depois de deixar a política em 2018, dirigiu a Agência Judaica, organização sem fins lucrativos que trabalha com o governo para promover a imigração dos judeus para Israel e apoiar as comunidades judaicas no exterior.

A tomada de posse de Herzog ocorre menos de um mês da entrada em funções de um novo governo israelita, tendo como primeiro-ministro Naftali Bennett, que fez um acordo de coligação com o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Yair Lapid.

O ex-chefe de governo, que dirigiu o executivo durante 12 anos consecutivos, Benjamin Netanyahu, é agora o líder da oposição.

Leia Também: Estudo de Israel: Vacina da Pfizer é menos eficaz contra a variante Delta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório