Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia declara cônsul estónio em São Petersburgo como 'persona non grata'

O cônsul da Estónia em São Petersburgo, Mart Lätte, foi declarado 'persona non grata' pela Rússia e terá de abandonar o país no prazo de 48 horas, anunciou hoje a diplomacia russa.

Rússia declara cônsul estónio em São Petersburgo como 'persona non grata'
Notícias ao Minuto

16:02 - 07/07/21 por Lusa

Mundo Mart Lätte

Este anúncio surge um dia depois do diplomata estónio ter sido detido pelos serviços federais de segurança russos (conhecidos como FSB) sob a acusação de ter obtido "documentos confidenciais", num contexto de aumento de casos e de suspeitas de espionagem entre Moscovo e o Ocidente.

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo precisou ter expressado o seu forte protesto junto da encarregada de negócios da Estónia na Rússia, Ulla Uibo, pelas atividades apontadas a Mart Lätte que, segundo argumentou Moscovo, são "incompatíveis com o estatuto de funcionário diplomático".

Na terça-feira, o FSB informou que tinha detido "em flagrante delito" o diplomata estónio, quando este estava a receber documentos confidenciais da parte de um cidadão russo.

"Tal gesto é incompatível com o estatuto de funcionário diplomático e tem um caráter claramente hostil para com a Rússia. Serão tomadas medidas em relação ao diplomata estrangeiro, em conformidade com as normas do Direito Internacional", referiu, na terça-feira, o FSB.

A diplomacia russa afirmou hoje que existem provas "irrefutáveis" das atividades irregulares do diplomata da Estónia, classificando como "cínica" a postura de Tallinn (Estado-membro da União Europeia), que nega as acusações contra Mart Lätte e que considerou a detenção do representante como "ilegal e provocatória".

As suspeitas e os casos de espionagem entre Moscovo e o Ocidente têm-se multiplicado nos últimos anos, na medida do aumento contínuo das tensões desde a crise no leste da Ucrânia e da anexação da península ucraniana da Crimeia, em 2014.

Em abril, o cônsul da Ucrânia em São Petersburgo, Alexandre Sossoniuk, foi detido pelo FSB por ter tentado obter informações secretas e foi instado a abandonar o território russo.

Por sua vez, a Rússia foi acusada de múltiplos casos de espionagem em vários países europeus, que conduziram à expulsão mútua de diplomatas.

As tensões estão particularmente fortes, na Europa, entre a Rússia e a República Checa, que acusa Moscovo de estar na origem de explosões com vítimas mortais, que destruíram um paiol de munições no seu território, em 2014.

Leia Também: Rússia detém cônsul da Estónia por posse de 'documentos confidenciais'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório