Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Hospital recusou entregar corpo a familiares se não pagassem contas

O hospital só libertou o corpo da mãe de Tofa Tamale depois deste ameaçar com um processo.

Hospital recusou entregar corpo a familiares se não pagassem contas
Notícias ao Minuto

13:46 - 07/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Uganda

Um hospital ugandês alegadamente recusou entregar o corpo de uma paciente aos familiares se estes não pagassem as contas do internamentos e dos procedimentos a que foi submetida, refere a Associated Press.

Tofa Tamale, que acredita que a sua mãe teve Covid-19 antes de sofrer um enfarte, contou que tentou apelar ao bom senso dos responsáveis da hospital.

No entanto, o hospital só libertou o corpo da sua mãe depois de Tamale ter ameaçado entrar com um processo na justiça.

“Não podem dizer que ficam com o corpo para que lhes paguem as contas. Isso é repugnante”, afirma Joseph Luzige, o advogado de Tofa Tamale.

Este foi o segundo caso do género a ser noticiado no Uganda, numa altura em que o coronavírus se está a propagar no país.

No Uganda, alguns hospitais exigem depósitos em dinheiro antes de admitirem pacientes.

“Há muitos ugandeses que estão a morrer nas suas casas simplesmente porque têm medo de enfrentar as elevados taxas nos hospitais. Isto é inaceitável! Apelamos às autoridades médicas que considerem a indignação pública contra as exorbitantes taxas hospitalares”, frisou a coronel Edith Nakalema, líder de uma unidade anti-corrupção do governo ugandês, no Twitter. 

Neste país africano, já foram confirmados 84.554 casos de Covid-19 e morreram 1.995 pessoas. No entanto, acredita-se que estes dados estão longe dos números reais. Menos de 1% dos 44 milhões de habitantes do Uganda recebeu um das doses das vacinas contra a Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 230 médicos saíram do SNS; "Não há impossibilidades"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório