Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal turco ordena liberação de ex-deputado opositor pró-curdo

Um tribunal turco ordenou hoje a libertação de um ex-deputado da oposição pró-curda, após a mais alta instância judicial do país ter deliberado que as autoridades violaram os direitos de Omer Faruk Gergerlioglu, indicaram hoje fontes familiares.

Tribunal turco ordena liberação de ex-deputado opositor pró-curdo
Notícias ao Minuto

18:45 - 06/07/21 por Lusa

Mundo Justiça

Gergerlioglu, do Partido Democrático dos Povos (HDP, pró-curdo), foi detido e encarcerado em abril depois de ter sido levantada a sua imunidade parlamentar como deputado, após ter sido condenado por "propaganda terrorista".

Para protestar contra o levantamento da imunidade parlamentar, Gergerlioglu recusou, durante vários dias, abandonar o Parlamento, comendo e dormindo no edifício até ser expulso pelos militares.

Quinta-feira passada, a imprensa turca noticiou que o Tribunal Constitucional local deliberou que a detenção violou as liberdades pessoais e o direito de Gergerlioglu de realizar atividades políticas.

Após esta decisão, um tribunal de primeira instância ordenou a libertação do ex-deputado, reportou hoje o jornal HaberTurk.

Conhecido pelas suas posições em defesa dos Direitos Humanos, Gergerlioglu, 55 anos, rejeitou sempre as acusações de "propaganda terrorista". 

O seu partido, o HDP, é regularmente acusado pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de ser "uma vitrina política" do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo que tem protagonizado uma guerrilha sangrenta na Turquia e considerado "terrorista" por Ancara, Washington e a UE. 

Leia Também: Milhares de turcas protestam contra saída da Convenção de Istambul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório