Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Tribunal egípcio permite saída do navio que bloqueou o Canal de Suez

Um tribunal egípcio autorizou hoje a voltar a navegar o porta-contentores que bloqueou o trânsito no Canal de Suez, o "Ever Given", parado desde março devido a uma disputa entre a gestora do canal e a proprietária do navio.

Tribunal egípcio permite saída do navio que bloqueou o Canal de Suez
Notícias ao Minuto

16:25 - 06/07/21 por Lusa

Mundo Suez

O levantamento da detenção que existia sobre o navio foi aprovado após o pedido apresentado pelo conselheiro jurídico da Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) que informou o tribunal de que esta entidade e a empresa proprietária do navio chegaram a um "acordo justo e amigável".

A SCA anunciou há dois dias que, na quarta-feira, o "Ever Given" será autorizado a navegar após chegar a um acordo com a empresa japonesa Shoei Kisen, após meses de negociações.

Inicialmente, a Autoridade do Canal de Suez exigiu uma compensação de 916 milhões de dólares (cerca de 772 milhões de euros) pelos danos causados, mas concordou em reduzir a indemnização para 550 milhões de dólares.

Os detalhes do acordo final serão anunciados na cerimónia, que vai ficar marcada pelo "Ever Given" deixar o Lago Amer do Canal de Suez depois de protagonizar um dos incidentes mais notórios da história do canal.

O "Ever Given", um navio de 400 metros e com uma capacidade máxima de cerca de 18.000 contentores, que pertence à frota da companhia marítima taiwanesa Evergreen, ficou preso no canal durante uma tempestade de areia, causando o bloqueio de centenas de navios em trânsito numa das rotas mais importantes do comércio internacional.

Leia Também: Navio que bloqueou Canal do Suez será libertado na quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório