Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

MNE alemão diz acreditar em êxito de negociações com Irão sobre nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, declarou-se hoje, em Madrid, convencido de que as negociações em curso com o Irão para salvar o acordo nuclear iraniano poderão ser concluídas com êxito "nas próximas semanas".

MNE alemão diz acreditar em êxito de negociações com Irão sobre nuclear
Notícias ao Minuto

19:16 - 05/07/21 por Lusa

Mundo Heiko Maas

"Pensamos que elas podem terminar com êxito", declarou, numa conferência de imprensa em Madrid, no final da quarta reunião ministerial da "Iniciativa de Estocolmo", um grupo de 16 Estados, entre os quais a Alemanha e o Japão, criado em 2019 para propor medidas concretas para caminhar em direção a um mundo livre de armas nucleares.

"Acho que lá chegaremos nas próximas semanas", acrescentou, sem mais pormenores, sobre as negociações retomadas em abril, em Viena, para salvar o acordo assinado em 2015 com o Irão por seis Estados (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha).

O objetivo desse acordo, que os Estados Unidos abandonaram em 2018, durante a Presidência de Donald Trump, é impedir que o Irão produza armas nucleares.

Maas emitiu estas declarações numa conferência de imprensa conjunta com as suas homólogas espanhola, Arancha Gonzalez Laya, e sueca, Ann Linde, no final da reunião ministerial.

Os países membros da "Iniciativa de Estocolmo" "renovaram o seu apelo a todos os Estados que possuem armas nucleares (...) para que promovam o desarmamento através da adoção de medidas significativas" para cumprir os compromissos do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), segundo o comunicado conjunto emitido por Madrid.

Os 16 países acordaram igualmente "reforçar a aproximação e o diálogo com os outros Estados membros do TNP".

Esta reunião ministerial foi realizada em antecipação da próxima Conferência de Análise do TNP, inicialmente agendada para 2020 e que deverá finalmente decorrer no início do próximo ano em Nova Iorque, precisou a ministra dos Negócios Estrangeiros espanhola.

Além da Alemanha, de Espanha e da Suécia, que co-presidem neste momento ao grupo, os outros membros são: Argentina, Canadá, Coreia do Sul, Etiópia, Finlândia, Holanda, Indonésia, Japão, Jordânia, Cazaquistão, Noruega, Nova Zelândia e Suíça.

Só cinco países participaram na reunião presencialmente, tendo os restantes marcado presença por videoconferência.

Leia Também: Preço das casas na Alemanha regista a maior subida da última década

Recomendados para si

;
Campo obrigatório