Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Grande aumento de internados e incidência sobe a pique

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Grande aumento de internados e incidência sobe a pique
Notícias ao Minuto

08:15 - 05/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Covid-19

Portugal reportou esta segunda-feira 1.483 infetados e cinco mortes. Os internamentos estão acima dos 600. A incidência nacional subiu a pique para 224,6 casos de infeção e o Rt aumentou para 1,19. 

Os alunos a partir dos 12 anos, ou seja, a partir do 3.º Ciclo de Ensino, vão ser vacinados contra a Covid-19 antes do início do próximo ano letivo na Madeira.

Assim, até meados de setembro, as crianças destas faixas etárias que residem na Região Autónoma deverão ser imunizadas, num processo "massivo" previsto para este verão. 

Nas próximas semanas e meses, a mobilidade internacional deverá aumentar graças à vacinação da população e à adoção de soluções digitais para viagens seguras, afirma a Organização Mundial do Turismo (OMT). 

Os Estados Unidos celebraram este domingo o 4 de Julho, o Dia da Independência. O presidente Joe Biden mostrou-se otimista na vitória contra o coronavírus e disse que o país está "mais perto do que nunca" de declarar a sua independência do "vírus mortal".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

15h52 - Termina aqui este registo de acompanhamento da pandemia. Pode continuar a seguir-nos neste novo registo

15h26 - O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação português, Francisco André, disse hoje que o Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026 com Moçambique vai centrar-se no "estímulo" à recuperação pós-pandemia, dando expressão ao "excelente relacionamento" bilateral.

15h06 - O responsável pela vacinação contra a Covid-19 afirmou hoje que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e terá de ser resolvido.

"Já era expectável que isto acontecesse esta semana, face ao número de vacinas que vamos dar, mas é indesejável que as pessoas estejam tanto tempo na fila e vamos tentar melhor o processo", disse à Lusa o vice-almirante Gouveia e Melo, que coordena a task-force responsável pelo processo de vacinação contra a Covid-19.

14h49 - As Nações Unidas e a OCDE alertaram hoje que a meta de erradicar a fome no mundo até 2030, um dos grandes objetivos de desenvolvimento sustentável fixados pela ONU, dificilmente será atingida devido aos efeitos da atual pandemia

14h34 - A Indonésia enfrenta uma escassez no fornecimento de oxigénio, que forçou alguns hospitais a recusar pacientes com Covid-19, durante o seu maior pico em casos positivos desde o início da pandemia no país.

14h06 - Mais 1.483 infetados e cinco mortes nas últimas 24 horas em Portugal. Boletim desta segunda-feira dá ainda conta de um aumento de internados. Há agora 613 pessoas hospitalizadas com Covid-19 (mais 46), das quais 136 em unidades de cuidados intensivos (mais oito).

A incidência nacional subiu a pique para 224,6 casos de infeção e o Rt aumentou para 1,19

Notícias ao Minuto Matriz de risco esta segunda-feira© DGS  

13h50 - Portugal já administrou mais de 9 milhões de vacinas contra a Covid-19. País irá atingir "os 85% das primeiras inoculações na segunda ou terceira semana de setembro", prevê o coordenador da task force da vacinação contra a Covid-19.

13h40 - Novas regras deixam comércio e serviços no "limite de operacionalidade". A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) disse hoje que os setores estão indignados e avisou que se está a atingir o limite da operacionalidade, em reação às novas medidas de confinamento decretadas pelo Governo.

13h25 - Um vídeo captado na Zona Velha do Funchal, na noite de sábado, está a suscitar uma onda de indignação nas redes sociais, de acordo com o Diário de Notícias da Madeira. Nas imagens, o incumprimento das regras para travar a Covid-19 é flagrante, com vários ajuntamentos de pessoas sem máscara e sem cumprirem o distanciamento devido.

13h14 - Rui Rio pediu esta segunda-feira uma explicação relativamente às regras que os portugueses têm de seguir, ao reagir ao fim do isolamento de António Costa. "Acho que ninguém entendeu porque teve de ficar em isolamento. E afinal não ficou 14 dias, ficou menos tempo", começou por afirmar o presidente do PSD.

"Não é propriamente a explicação do isolamento do primeiro-ministro, mas sim das regras que temos. O primeiro-ministro é um português como outro qualquer que tem as duas doses da vacina, está vacinado, está resolvido. Mas apesar de ter as duas doses da vacina teve de ficar em quarentena porque entrou em contacto com alguém", sublinhou.

"Acho que a Direção-Geral da Saúde devia ser mais clara. Compete-lhe explicar isso, ou então o Ministério da Saúde", frisou Rui Rio. 

12h48 - A pandemia do coronavírus causou pelo menos 3.980.935 mortos no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da agência France Presse.

11h56 - O fim de semana foi marcado pelo recolhimento obrigatório em 45 municípios do país. As autoridades tiveram mais trabalho e foram passados mais de 60 autos de contraordenação, dos quais 49 verificaram-se em Lisboa, informa a TSF. Cinco pessoas foram detidas na Área Metropolitana de Lisboa. 

Ao todo, segundo a PSP, estiveram mais de 1.600 polícias no terreno e foram encerrados três estabelecimentos. 

11h29 - O município de Almeida vai voltar a promover este ano uma campanha sobre os cuidados que emigrantes e residentes em outros pontos do país devem ter durante a sua presença no território para evitar contágios de Covid-19.

11h16 - A vice-ministra da saúde moçambicana, Lídia Cardoso, considerou hoje que as vacinas doadas hoje a Moçambique chegam "num momento oportuno", porque o país está a registar uma terceira vaga de infeções.

10h50 - O presidente da Câmara de Faro revelou esta segunda-feira que o concelho, que estava em alerta, vai "certamente" recuar no desconfinamento, avança a TVI24. 

"O próximo Conselho de Ministros vai fazer com que no concelho de Faro e mais alguns concelhos do Algarve as restrições aumentem", afiançou Rogério Bacalhau. 

10h15 - O isolamento profilático imposto ao primeiro-ministro António Costa terminou

"Após a realização de novo teste PCR determinado pelas autoridades de saúde e tendo o resultado do mesmo sido, novamente, negativo, as autoridades de saúde autorizaram o retomar da atividade presencial do primeiro-ministro e, como tal, da sua agenda pública", informa esta segunda-feira o gabinete do chefe do Executivo. 

10h13 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, desejou hoje uma rápida recuperação ao primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, hospitalizado no domingo por precaução, uma semana após ter testado positivo à Covid-19.

9h49 - Em Portugal, uma em cada dez mil pessoas com a vacinação completa foi posteriormente infetada com o coronavírus, adiantou à RTP o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. 

O coordenador da task force do plano de vacinação contra a Covid-19 fez ainda uma atualização da data para ser atingida a imunidade de grupo no país. "O que agora se define como a nova imunidade de grupo, que é à volta dos 85% de primeiras doses e 65 ou 70% de segundas doses, só atingiremos na terceira semana de setembro", salientou. 

9h39 - A GNR deu cumprimento este domingo a um mandado de busca domiciliária a um espaço privado utilizado para a "prática continuada de atividade lúdica noturna" no concelho de Vizela

Em comunicado, a GNR refere que foram feitas várias denúncias sobre a situação e que foi possível apurar-se "a prática continuada de atividade lúdica noturna num espaço privado durante os últimos fins de semana, que levava à concentração reiterada de cerca de 200 indivíduos no referido espaço". 

O responsável do espaço foi detido por desobediência às medidas para combater a Covid-19.

9h18 - Algumas pessoas relataram reações cutâneas - como erupções na pele com comichão, inchaço ou até mesmo dor no local onde receberam a vacina contra a Covid-19. Essa reação pode começar alguns dias após a primeira dose e, por vezes, as erupções cutâneas são muito grandes e podem ocorrer noutras partes do corpo além dos braços.

Uma nova pesquisa publicada recentemente no JAMA Dermatology e citada pela Healthline, analisa essas reações e procura saber se estas justificam adiar a segunda dose.

9h01 - Faltar ao trabalho para ir tomar a vacina contra a Covid-19 não deve implicar uma perda do salário, de acordo com a notícia avançada esta segunda-feira pelo ECO, que cita a opinião de advogados. Estas faltas devem ser consideradas justificadas, sem perda de remuneração.

8h06 - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fez no domingo um ultimato ao programa Covax, que visa garantir um acesso equitativo às vacinas contra a Covid-19, assegurando que o país pagou essas vacinas mas ainda não as recebeu.

"O sistema Covax falhou. Nós cumprimos a nossa parte (...). Tivemos que entrar no jogo, fazer magia para desbloquear fundos que estavam congelados", declarou Maduro, na televisão nacional, precisando que o seu país pagou 120 milhões de dólares àquele programa da Organização Mundial de Saúde (OMS) sem nada receber.

"Dei instruções precisas (...) para que ajamos esta semana e lancemos um ultimato ao sistema Covax: ou nos enviam as vacinas ou nos devolvem o dinheiro", anunciou.

8h04 - A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje que detetou 22 novos casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo três por contágio local, na província de Yunnan, no sul do país. 

Segundo a mesma fonte, 91.869 pessoas foram infetadas na China desde o início da pandemia, entre as quais 4.636 morreram.

8h03 - A Índia registou 39.796 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo em mais de três meses, segundo dados do Ministério da Saúde indiano. Nas últimas 24 horas, o país contabilizou ainda 723 mortes provocadas pela doença.

A Índia é o segundo país do mundo com mais casos de Covid-19, depois dos Estados Unidos, contabilizando atualmente mais de 30,5 milhões de infeções, de acordo com o último balanço da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

Com 402.728 mortos, a Índia é o terceiro país com mais mortes causadas pela Covid-19, a seguir aos EUA e Brasil.

8h02 - O Instituto Robert Koch anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticadas 212 novas infeções e morreu uma pessoa na Alemanha. Em termos acumulados, o país contabiliza 3.731.124 casos de contágio e 91.031 óbitos. 

A incidência acumulada manteve-se inalterada desde ontem. Situa-se em 5,0 casos por 100 mil habitantes. 

8h00 - Moçambique recebe hoje mais 158 mil doses de vacinas contra a Covid-19, das quais 50 mil oferecidas por Portugal e 108 mil, do mecanismo Covax, através de uma doação de França, anunciou o Ministério da Saúde.

7h59 - A Venezuela iniciará hoje uma semana de flexibilização do confinamento preventivo da Covid-19, depois de registar nas últimas 24 horas 1.240 casos e 17 mortes associadas ao coronavírus, anunciou a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez.

7h57 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Madeira aceita turistas com qualquer vacina. Bettel internado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório