Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Única central nuclear do Irão retoma atividades após 2 semanas de paragem

A única central nuclear do Irão, localizada na cidade portuária de Bushehr, no sul do país, retomou hoje as atividades, após duas semanas de paragem, anunciaram as autoridades.

Única central nuclear do Irão retoma atividades após 2 semanas de paragem
Notícias ao Minuto

07:57 - 05/07/21 por Lusa

Mundo Irão

"O problema técnico [da central] foi resolvido", disse o seu diretor, Mahmoud Jafari, que é também adjunto da Organização Iraniana de Energia Atómica (OIEA), em declarações divulgadas pela agência oficial do Irão (ISNA) e citadas pela France-Presse (AFP).

Na noite de 20 de junho, a OIEA anunciou o encerramento temporário da central, citando uma "falha técnica", sem especificar a natureza do problema.

Dois dias depois, a organização deu conta de um "problema técnico" no gerador da unidade, prometendo resolvê-lo "o mais rapidamente possível".

Em abril, a região foi abalada por um terramoto de magnitude 5,8 na escala de Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O sismo provocou cinco feridos, segundo a agência oficial iraniana, mas as autoridades negaram que tivesse afetado a central nuclear.

"Todas as instalações, equipamento e edifícios da central nuclear de Bushehr estão em perfeito estado e as suas atividades não foram interrompidas", afirmou então o departamento de relações públicas da central, num comunicado divulgado pela ISNA.

A central de Bushehr, com um reator de 1.000 megawatts (MW), foi construída pela Rússia, tendo sido entregue em setembro de 2013, após anos de atraso.

A central utiliza urânio produzido na Rússia, e não no Irão, e a sua atividade é supervisionada pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), dependente das Nações Unidas.

Grande produtor de petróleo e gás, o Irão quer construir 20 centrais nucleares a longo prazo, a fim de diversificar os seus recursos energéticos e ser menos dependente de combustíveis fósseis para o consumo interno.

Leia Também: Covid-19. Irão impõe restrições à medida que a variante Delta se expande

Recomendados para si

;
Campo obrigatório