Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Palestina diz que Israel matou um homem em confrontos na Cisjordânia

O Ministério da Saúde da Palestina disse hoje que as forças israelitas mataram um homem palestiniano no sábado à noite durante confrontos na Cisjordânia ocupada.

Palestina diz que Israel matou um homem em confrontos na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

22:40 - 03/07/21 por Lusa

Mundo Cisjordânia

Também no sábado à noite, aviões israelitas atingiram várias unidades militares na Faixa de Gaza, em resposta a balões incendiários lançados do território para terras agrícolas israelitas através da fronteira, disseram os militares. Os meios de comunicação locais referiram que um palestiniano foi gravemente ferido nos ataques aéreos.

O ministério identificou o homem morto como Mohammad Fareed Hassan, 20 anos, da aldeia de Qusra, perto da cidade de Nablus.

A agência noticiosa palestiniana oficial, Wafa, informou que Hassan foi baleado no peito, quando os residentes confrontaram colonos que invadiram a aldeia a partir de uma povoação próxima, e adiantou que as tropas israelitas apoiaram os colonos.

Os palestinianos têm vindo a realizar protestos semanais contra a expansão dos colonatos israelitas em vários locais da Cisjordânia.

Israel capturou a Cisjordânia na guerra do Médio Oriente de 1967, e os palestinianos querem que esta constitua a parte principal do seu futuro Estado.

Cerca de 500.000 israelitas vivem em mais de 130 colonatos autorizados e dezenas de postos avançados em toda a Cisjordânia ocupada.

Os palestinianos e grande parte da comunidade internacional vêm todos os colonatos como uma violação do direito internacional e um obstáculo à paz.

Em Gaza, os militares israelitas disseram que os ataques aéreos visavam um local de fabrico de armas e um posto de lançamento de roquetes do Hamas, o grupo que governa o enclave palestiniano. O Hamas e Israel já travaram quatro guerras mortíferas desde que o grupo militante islâmico apreendeu Gaza, em 2007, a última das quais durante 11 dias, em maio.

Os ativistas ligados ao Hamas têm lançado balões incendiários para pressionar Israel a aliviar o seu bloqueio ao território. O Hamas diz que Israel se retirou para permitir a ajuda pecuniária do Qatar em Gaza, empobrecida, mas restabeleceu as restrições nas passagens comerciais de Gaza.

Os mediadores egípcios, do Qatar e das Nações Unidas têm vindo a trabalhar no sentido de apoiar o frágil cessar-fogo acordado entre as duas partes do conflito.

Leia Também: Médio Oriente: Colonato de Eviatar será evacuado na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório