Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Biden apela a ação bipartidária no caminho para a cidadania de migrantes

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden apelou sexta-feira, durante uma cerimónia em que salientou as contribuições dos imigrantes para o país, a uma ação bipartidária que permita realizar um caminho para a cidadania a alguns migrantes.

Biden apela a ação bipartidária no caminho para a cidadania de migrantes
Notícias ao Minuto

06:23 - 03/07/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Precisamos de um sistema de imigração que reflita os nossos valores e respeite as nossas leis. Podemos fazer os dois", destacou Joe Biden, durante uma cerimónia de entrega de cidadanias que decorreu na Casa Branca.

Para o governante, há um caminho para a cidadania para os imigrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos enquanto crianças, para os estrangeiros que têm estatuto de proteção temporária devido a conflitos nos seus países de origem e para trabalhadores agrícolas.

Apesar das palavras de Biden, estas ficam aquém da proposta legislativa que o presidente norte-americano apoia e que inclui uma opção mais ampla para que a maioria dos imigrantes possam solicitar o estatuto legal e procurarem a naturalização, noticia a agência AP.

Em fevereiro, Biden e os democratas do Congresso propuseram uma grande reforma para a imigração com um caminho de oito anos até à cidadania para cerca de 11 milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Os republicanos do Congresso bloquearam esta tentativa e criticaram a governação de Biden pelo aumento de pessoas a tentarem cruzar a fronteira a sul sem vistos.

Este debate sobre a imigração envolve questões fundamentais de segurança nacional e crescimento económico.

Os congressistas republicanos procuram limitar a imigração e acreditam que o atual formato ajuda a manter a segurança nos Estados Unidos e a proteger os empregos para os cidadãos nativos.

No entanto, economias, muitos associados a democratas, referem que o aumento da imigração pode impulsionar o crescimento económico, que está atualmente afetado pela quebra na taxa de natalidade.

Biden enfatizou hoje as contribuições dos imigrantes nos EUA, apontando que a sua própria família viajou desde a Irlanda há algumas gerações.

O presidente norte-americano apontou ainda que a pandemia de covid-19, que tem tido imigrantes a ajudar a salvar vidas ao trabalharem na linha da frente, como cientistas ou investigadores, e a recente aterragem de um veículo espacial em Marte, conduzido por uma equipa com vários imigrantes, sustentam o seu ponto de vista.

Também hoje Joe Biden reconheceu Sandra Lindsay como uma 'americana excecional por escolha', um programa de serviços de cidadania e imigração dos EUA que reconhece cidadãos que foram naturalizados.

Lindsay, diretora de enfermagem nos cuidados intensivos num hospital em Queens, Nova Iorque, é apontada como a primeira norte-americana a ser vacinada contra a covid-19 fora de um ensaio clínico.

Leia Também: Biden nomeia presidente da Universidade da Pensilvânia para embaixadora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório