Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Trudeau denuncia vandalismo e fogo posto em Igrejas Católicas

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, denunciou hoje fogo posto e vandalismo em igrejas católicas, no seguimento das descobertas de sepulturas não identificadas em antigas escolas para crianças indígenas.

Trudeau denuncia vandalismo e fogo posto em Igrejas Católicas
Notícias ao Minuto

23:59 - 02/07/21 por Lusa

Mundo Canadá

Várias igrejas católicas foram recentemente vandalizadas ou danificadas em incêndios após a descoberta de mais de 1.100 sepulturas não identificadas em locais de três antigas escolas residenciais sob administração da igreja em British Columbia e Saskatchewan, onde durante gerações crianças indígenas foram forçadas a frequentar.

Na quinta-feira, no dia do Canadá, registaram-se uma série de ataques a estátuas da Rainha Vitória, Rainha Isabel II e outras figuras históricas, noticia a agência AFP.

Justin Trudeau, que é católico, disse entender a raiva que muitas pessoas sentem pelo Governo federal e Igreja Católica.

O Governo já pediu desculpas pelas antigas escolas residenciais para crianças indígenas e Trudeau pediu também ao Papa Francisco para que fizesse um pedido forma de desculpas.

"Não posso deixar de pensar que queimar igrejas resulta, na verdade, na privação de pessoas que precisam de luto ou cura em lugares onde podem sofrer, refletir e procurar apoio", apontou.

Na quinta-feira, estátuas da Rainha Vitória e da Rainha Isabel II na região de Manitoba foram arramadas com cordas e derrubadas por multidões.

A estátua da Rainha Vitória estava coberta de tinta vermelha e a base tinha marcas de mãos vermelhas.

Nos degraus, atrás da estátua havia centenas de sapatos pequenos, colocados para simbolizar as crianças que frequentavam escoas residenciais.

O responsável da Assembleia dos Chefes de Manitoba, Arlen Dumas, que estava num outro evento, manifestou-se chocado com os atos.

"Nunca teria participado em algo assim", apontou, acrescentando, no entanto que este "tem sido um período bastante conturbado.

O primeiro-ministro daquela província, Brian Pallister, considerou o vandalismo "um grande revés para quem está a trabalhar em prol da reconciliação".

Também em outros incidentes ocorridos no Dia do Canadá, uma estátua da Rainha Vitória em Kitchener, Ontário, foi pintada de vermelha.

Em Victoria, British Columbia, uma estátua do capitão James Cook foi desmontada e atirada para um porto, sendo substituída por um pedaço de madeira em forma de vestido e pintado de vermelho, em referência às mulheres indígenas assassinadas e desaparecidas. Também a base foi marcada com mãos vermelhas.

Em St. John's, Newfoundland and Labrador, dois edifícios e uma estátua dedicada à força policial local foram vandalizados com tinta vermelha.

Escavações junto a uma antiga escola de indígenas em British Columbia, no Canadá, puseram a descoberto 182 túmulos não identificados, sendo a terceira descoberta deste género no espaço de um mês, revelou na quarta-feira uma comunidade indígena.

Na semana passada, um cemitério com sepulturas anónimas de 751 pessoas foi encontrado junto a um antigo colégio para crianças indígenas na região de Saskatchewan e surgiu apenas um mês depois de ter sido encontrada uma vala comum com restos mortais de 215 crianças em Kamloops, British Columbia.

Estas novas descobertas fazem reviver o trauma de cerca de 150 mil crianças indígenas, que foram isoladas das suas famílias, da sua língua e cultura e alistadas à força até á década de 1990 em 139 daquelas escolas residenciais em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório