Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Papa anuncia Encontro Mundial das Famílias com eventos em cada diocese

O Papa Francisco anunciou hoje que o X Encontro Mundial das Famílias, que decorre em 2022, terá eventos em cada diocese católica, mas será coordenado por Roma.

Papa anuncia Encontro Mundial das Famílias com eventos em cada diocese
Notícias ao Minuto

17:56 - 02/07/21 por Lusa

Mundo Vaticano

O chefe da Igreja Católica incentivou à participação no próximo Encontro Mundial das Famílias, inicialmente previsto para este ano, mas que se realizará de 22 a 26 de junho de 2022, que considerou uma "oportunidade para a Providência realizar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que se querem sentir parte da comunidade eclesial".

"Nos encontros anteriores, a maioria das famílias ficava em casa e o encontro era sentido como uma realidade distante, no máximo seguida pela televisão, ou desconhecida da maioria das famílias", disse numa mensagem de vídeo hoje divulgada.

Para este encontro o Papa convida as comunidades diocesanas a "planear atividades baseadas no tema da iniciativa, utilizando os símbolos que a Diocese de Roma está a preparar".

"Peço que sejam dinâmicos, ativos e criativos para se organizar com as famílias, em sintonia com o que será celebrado em Roma", disse.

Francisco sublinhou que o próximo Encontro Mundial das Famílias, cujo tema será "Amor em família: vocação e caminho de santidade", é uma oportunidade para a comunidade católica se dedicar à pastoral familiar.

Também hoje o Papa enviou uma mensagem aos participantes do encontro "Ciência para a paz", promovido pela comunidade diocesana de Teramo, referindo que a sua realização testemunha que "não pode e não deve haver conflito entre fé e ciência".

"Caros e ilustres cientistas, o vosso encontro é um grande presente de esperança para a humanidade. Nunca como nesta época houve a necessidade de um relançamento da investigação científica para fazer face aos desafios da sociedade contemporânea. E estou feliz que a comunidade diocesana de Teramo esteja promovendo este encontro, que assim testemunha que não pode e não deve haver conflito entre fé e ciência".

O pontífice destacou que "a experiência da emergência sanitária tem levado ainda mais, e de alguma forma mais urgente, o mundo da ciência a repensar as perspetivas de prevenção, terapia e organização da saúde".

"Nenhum conhecimento científico deve caminhar sozinho e sentir-se autossuficiente. A realidade histórica é cada vez mais única, e deve ser servida com a pluralidade de saberes que, na sua especificidade, contribua para o crescimento de uma nova cultura capaz de construir a sociedade promovendo a dignidade e o desenvolvimento de cada homem e de cada mulher ", frisou.

Leia Também: Papa recebe primeiro-ministro iraquiano após a viagem histórica ao país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório