Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líbia confirma perseguição de embarcação com migrantes após denúncia

As autoridades marítimas da Líbia confirmaram que um navio da guarda costeira líbia disparou tiros de advertência contra uma embarcação com migrantes que perseguia no mar Mediterrâneo, incidente denunciado na quinta-feira por uma organização não-governamental (ONG) alemã.

Líbia confirma perseguição de embarcação com migrantes após denúncia
Notícias ao Minuto

13:47 - 02/07/21 por Lusa

Mundo Migrações

Num comunicado, emitido na quinta-feira à noite e citado hoje pela agência Associated Press (AP), a Marinha líbia considerou que as manobras de perseguição efetuadas pelo navio líbio, num aparente esforço de impedir a chegada dos migrantes às costas europeias, colocaram em perigo a vida das pessoas que estavam a bordo da embarcação perseguida.

Na mesma nota, as autoridades marítimas líbias condenaram "qualquer ato que viole as normas e as leis locais e internacionais", assegurando que as responsabilidades neste incidente serão averiguadas e imputadas.

Na quinta-feira, a ONG alemã Sea-Watch (envolvida em resgates humanitários no mar) divulgou imagens filmadas a partir de um avião que mostravam um navio da guarda costeira da Líbia a perseguir a alta velocidade uma embarcação de madeira de cor azul, equipada com um pequeno motor, que tinha a bordo pelo menos duas dezenas de pessoas.

Durante as manobras de perseguição, que ocorreram em águas internacionais numa zona de busca e salvamento de Malta (Estado-membro da União Europeia), elementos de uniforme que estavam a bordo do navio líbio dispararam, pelo menos em duas ocasiões, em direção à área onde se encontrava a embarcação com os migrantes, segundo as mesmas imagens, descritas pela AP.

A guarda costeira líbia quase colidiu com a embarcação de madeira por diversas vezes.

A Líbia, país localizado a cerca de 300 quilómetros das costas italianas, faz parte da chamada rota migratória do Mediterrâneo Central, encarada como uma das mais mortais, que sai igualmente a partir da Argélia e da Tunísia em direção à Itália e a Malta.

Devido à situação do país, imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muhammar Kadhafi em 2011, a Líbia não é considerada "um porto seguro" para os migrantes.

Ao longo dos últimos anos, a União Europeia (UE) apoiou a guarda costeira líbia para tentar conter a saída de migrantes em direção à Europa.

Várias ONG de defesa dos direitos humanos sempre denunciaram que tais esforços tinham deixado os migrantes à mercê de grupos armados locais ou retidos em centros de detenção sobrelotados e com condições de vida muito precárias.

Durante este ano, pelo menos 723 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas na rota do Mediterrâneo Central.

Cerca de 15 mil homens, mulheres e crianças foram intercetados pela guarda costeira líbia e reencaminhados para o território líbio entre janeiro deste ano e o passado dia 26 de junho, um número recorde.

Ainda no mesmo comunicado, a Marinha líbia assegurou que "vai prosseguir com o dever de salvar vidas no mar" e de "proteger as costas líbias em conformidade com as leis locais e internacionais e as normas humanitárias".

Leia Também: Política comum em migrações? "Chega de mortes no Mediterrâneo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório