Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Internamentos 'recuam' a abril; Rt e incidência a subir

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

AO MINUTO: Internamentos 'recuam' a abril; Rt e incidência a subir
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/07/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

A partir de hoje, nos concelhos de risco elevado ou muito elevado - 45 no total -, passa a ser proibida a circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00. Esta é uma medida implementada ontem pelo Governo, que afeta quase 4 milhões de portugueses, numa altura em que a situação epidémica no país continua a agravar-se. A entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa (AML) volta a estar proibida entre as 15h00 de hoje e as 06h00 de segunda-feira.

Portugal voltou a estar, esta quinta-feira, acima dos dois mil casos diários. Foram diagnosticados cinco óbitos e 2.449 novos casos de infeção, sendo que mais de 1.300 contágios chegam da região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT)

Em reunião do Conselho de Ministros, o Governo atualizou também a lista de concelhos que recuam no plano de desconfinamento. São 16 os concelhos que se juntam a Lisboa, Albufeira e Sesimbra, que já estavam um passo atrás.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo:

15h40 - Termina aqui este registo. Para continuar a acompanhar todas as notícias relacionadas com a pandemia AO MINUTO, siga-nos aqui.

15h20 - Meo Sudoeste adiado para agosto de 2022. A organização revela que esta "é uma decisão extraordinariamente difícil" e que trabalhou "ao longo dos últimos meses, com as Autoridades de Saúde e os representantes do setor, em medidas que pudessem permitir o regresso dos festivais de verão em segurança".

15h02 - A Serra Leoa, atingida como outros países africanos por uma preocupante terceira vaga de Covid-19, será novamente sujeita a um recolher obrigatório a partir de segunda-feira e durante um mês, anunciou o Presidente, Julius Maada Bio.

14h45 - Proteção Civil do Porto apela aos jovens para que cumpram regras. O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil avisa que "andar de vaga em vaga é brincar com a saúde, a economia e o futuro".

14h32 - "Nenhum país está ainda fora de perigo", alertou hoje o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que explica que o mundo ainda atravessa um "período muito perigoso da pandemia". Tedros Adhanom Ghebreyesus acrescenta que a variante Delta já foi identificada em 98 países, pelo menos, e está a "espalhar-se rapidamente"

Acompanhe aqui em direto a conferência da OMS.

14h20 - Há 87 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo. Olhando para o relatório da DGS, que traz números atualizados até 26 de maio, o concelho onde a situação é mais grave é Albufeira (823), seguido por Lagoa, nos Açores, (739) e Constância (716).

Notícias ao Minuto Matriz de risco a 2 de julho.© DGS  

14h03 - Portugal regista mais 2.436 novos casos de Covid-19 e sete mortos. No total, o país regista 884.442 infetados e 17.108 óbitos.

A reter também o facto de tanto o Rt como a incidência continuarem a subir. A nível nacional a incidência localiza-se nos 189,4 por 100 mil habitantes e 194,2 no Continente. Já o Rt Nacional está nos 1,16 e o Rt no Continente a 1,17.

13h44 - A Comissão Europeia disse hoje que "a grande maioria dos países africanos" não integra mecanismo de exportação de vacinas, mas o continente beneficia do mecanismo Covax de partilha de vacinas para a Covid-19, sem que escolha destinatários.

13h38 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 15 novos casos positivos de covid-19, sendo um no Pico, um no Faial e 13 em São Miguel, e mais 42 recuperações, informa hoje o comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.

13h20 - Trabalhadores agrícolas vão ser vacinados em Torres Vedras. A 'task-force' criada pelo Governo para coordenar o plano de vacinação contra a Covid-19 autorizou vacinar os trabalhadores das explorações hortícolas do concelho de Torres Vedras para evitar surtos, disse a presidente deste município.

13h04 - A Comissão Europeia explicou hoje que a decisão de reconhecer na União Europeia (UE) a vacinação com fármaco da AstraZeneca produzido na Índia cabe aos Estados-membros, dado que esta versão da vacina não foi aprovada pelo regulador europeu.

13h00 - Centros de saúde e hospitais recuperam atividade assistencial até maio. Mais de 15 milhões de consultas foram realizadas nos cuidados de saúde primários nos primeiros cinco meses do ano, mais 25,4% face ao mesmo período de 2020, um aumento também verificado nos hospitais, segundo dados hoje divulgados.

12h55 - Profissionais de saúde sem férias? "Essa questão ainda não se põe". O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, garantiu, esta sexta-feira, em Quarteira, no Algarve, que ainda não está a ser colocada em cima da mesa a possibilidade de os profissionais de saúde terem de abdicar das suas férias de verão, pelo segundo ano consecutivo.

12h52 - Prisão de Sintra regista 39 casos positivos entre reclusos, informou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Os reclusos que testaram positivo para o SARS CoV 2 no Estabelecimento Prisional de Sintra, embora assintomáticos, foram encaminhados para o Hospital Prisional de São João de Deus.

12h44 - OMS recomenda testes nas escolas para evitar encerramento em nova vaga. Testes PCR ou antigénio devem ser realizados nas escolas, para evitar novo recurso à educação à distância em caso de ressurgimento de novos casos de Covid-19, recomendou hoje a Organização Mundial de Saúde Europa.

12h40 - Pandemia já matou quase 3,96 milhões de pessoas no mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência de notícias francesa AFP.

12h35 - O Serviço Nacional de Saúde recorda que já está disponível o autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para a população a partir dos 30 anos. A possibilidade foi ontem à tarde alargada a esta faixa etária.

12h30 - Rússia recusa novo confinamento. Apesar de ter registado novo recorde do número de mortes por Covid-19 pelo quarto dia consecutivo, ao reportar 679 óbitos, o Kremlin pôs de parte a ideia de um novo confinamento.

"Ninguém quer confinamentos e, sim, não está em debate", disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, aos jornalistas.

12h15 - Alemanha deve respeitar certificado ou ninguém o levará a sério, defende  o primeiro-ministro esloveno. Janez Jansa, desde quinta-feira presidente em exercício do Conselho da UE, disse hoje que a Alemanha deveria permitir o acesso aos portadores de certificado digital Covid-19, sob pena de este deixar de ser levado a sério.

12h12 - Guterres defende importância do multilateralismo no combate à pandemia. O objetivo traçado pelo dirigente das Nações Unidas é o da duplicação da produção de vacinas contra a Covid-19 e a existência de uma distribuição "equitativa" e global do fármaco.

12h06 - Empresários algarvios querem discriminação positiva. Empresários do setor da hotelaria no Algarve pediram hoje o avanço da vacinação e testagem em massa na região, assim como uma discriminação positiva para os portadores de certificado digital, reivindicações que vão entregar ao Governo.

12h00 - Portugal é o 2.º país da UE com mais casos de Covid por 100 mil habitantes, revela esta quinta-feira, o mapa de risco do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças.

De acordo com esta avaliação semanal, que contabiliza a notificação de casos a 14 dias, Portugal apenas é ultrapassado pelo Chipre que regista cerca de 180 casos por 100 mil habitantes.

11h50 - Casos da variante Delta no Reino Unido aumentaram 46% numa semana, de acordo com o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. O último boletim mostra que o número de casos da variante Delta passou de 50.824, na semana passada, para um total de 161.981. Isso representa um aumento de 46%.

11h37 - Sindicatos admitem ir à justiça por medidas de compensação a médicos. Os sindicatos afetos à Federação Nacional dos Médicos (FNAM) admitem recorrer à justiça para que as instituições de saúde cumpram as medidas de compensação no âmbito do combate à pandemia, algumas ainda por aplicar e outras aplicadas "de forma discricionária".

11h25 - ECDC sugere duas doses em pessoas de risco mesmo previamente infetadas. A posição surge numa altura em que países como Portugal, Áustria, Croácia, Estónia, França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Eslovénia e Espanha administram apenas uma dose de vacina a pessoas anteriormente infetadas.

11h05 - Adalberto Campos Fernandes considera "incompreensível, indesejável e perigoso" que o Governo tenha anunciado o recolher obrigatório, confundindo a ideia de "restrição" com a de "recomendação". Numa publicação de Facebook, o antigo ministro da Saúde defendeu ainda que seria "conveniente" que os "peritos que defendem a não alteração da matriz de risco pudessem fazê-lo de forma escrita e factual".

10h50 - Recolhimento às 23h não é "obrigatório", mas "recomendado". O texto da Resolução de Conselho de Ministros de quinta-feira deixa claro que entrar e sair da Área Metropolitana de Lisboa é proibido aos fins-de-semana, enquanto que a limitação à circulação a partir das 23h nos concelhos com risco elevado não é uma obrigação, mas uma recomendação.

10h32 - Milhões de britânicos vacinados com AstraZeneca em risco de exclusão pela UE. Cerca de cinco milhões de britânicos imunizados com doses da vacina AstraZeneca fabricadas na Índia poderão ser impedidos de entrar na União Europeia (UE) porque essas doses não foram aprovadas pelos reguladores europeus, noticiou hoje o jornal Daily Telegraph.

10h15 - A Rússia registou novamente um recorde de mortes diárias por Covid-19, ao diagnosticar 679 óbitos nas últimas 24 horas. É o quarto dia consecutivo a quebrar recordes, numa altura em que o país vive um aumento da presença da variante Delta, inicialmente detetada na Índia.

09h35 - Austrália limita chegadas ao país para travar variante Delta. A Austrália vai reduzir para metade o número de chegadas internacionais, numa altura em que o país enfrenta um surto da variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 que já obrigou a confinar metade da população, foi hoje anunciado.

09h20 - Confira aqui a lista atualizada de concelhos de risco.

09h00 - "É possível que não haja espetadores nos Jogos Olímpicos". O primeiro-ministro japonês avisou ser possível que os Jogos Olímpicos de Tóquio, cujo início está previsto para dia 23, decorram à porta fechada, devido ao atual surto da Covid-19 na capital.

08h44 - As empresas mais afetadas pela pandemia poderão continuar a cortar até 100% os horários de trabalho, no âmbito do apoio à retoma. Contudo, há mais novidades para os trabalhadores a recibos verdes, sobre o subsídio de doença Covid-19 e, ainda, sobre o corte dos serviços essenciais. Fique a par do que muda.

08h33 -  A China administrou cerca de 19,47 milhões de doses de vacinas Covid ontem, elevando o número total administrado a 1,26 mil milhões.

08h15 - Austrália anuncia fim de confinamentos em várias regiões, depois de considerarem que conseguiram travar os contágios de Covid-19. O chefe do governo do Território do Norte, Michael Gunner, disse que a medida chegou ao fim na capital regional de Darwin, e em cidades próximas, além da remota cidade de Alice Springs.

08h10 - Vacina Johnson & Johnson parece ser eficaz contra a variante Delta, anunciou a empresa num comunicado divulgado esta quinta-feira e citado pela abcNews. Os resultados deste estudo são ainda preliminares, mas promissores.

07h47 - Grupo de cidadãos propõe jornada de homenagem às vítimas da pandemia a realizar-se em outubro, com iniciativas em todo o país. A 'Jornada de memória, luto e afirmação da esperança' terá lugar nos dias 22, 23 e 24 de outubro, estando a ser delineadas propostas de ações coletivas e individuais a desenvolver nesses dias.

07h40 - A Alemanha regista, esta sexta-feira, mais 649 infetados com Covid-19 e 69 mortes. Desde o início da pandemia o país contabiliza um total de 3.729.682 casos de infeção e 91.007 vítimas mortais da doença.

07h30 - Não se esqueça: A entrada e saída na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está proibida a partir das 15h00 de hoje e até às 06h00 de segunda-feira, aplicando-se ainda recolher obrigatório, diariamente, entre as 23h00 e as 05h00, em 45 concelhos de Portugal continental.

As deslocações para trabalhar ou por razões familiares imperativas estão entre as exceções à proibição de circular.

07h25 - Governo francês destaca sucesso de Portugal na gestão da pandemia. O secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, destaca os "sucessos" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) em relação à gestão da pandemia e promoção da 'Europa Social'.

07h20 - IL diz que "recolher obrigatório" decretado é "inconstitucional". "A liberdade de circulação é um direito fundamental, consagrado na Constituição da República e, segundo o seu artigo 19.º os órgãos de soberania não podem, conjunta ou separadamente, suspender o exercício dos direitos, liberdades e garantias, salvo em caso de estado de sítio ou de estado de emergência", pode ler-se numa publicação do partido na rede social Twitter.

07h15 - Matriz de risco da Covid está "obsoleta" e é "enganadora". Investigadores defenderam, na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à Covid-19, mudanças na matriz de risco para permitir decisões mais rápidas no combate à pandemia de Covid-19, considerando que está "obsoleta" e é "enganadora" porque os indicadores utilizados são "muito lentos, têm até 14 dias de atraso".

07h10 - Enquanto dormia: 

07h05 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 4 mil casos em breve por cá; Vacinação obrigatória em França?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório