Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente da RDCongo anuncia que se recandidata em 2023

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Felix Tshisekedi, anunciou hoje que vai recandidatar-se em 2023, numa entrevista a meio de um mandato marcado pela rutura da aliança com o seu antecessor, Joseph Kabila.

Presidente da RDCongo anuncia que se recandidata em 2023
Notícias ao Minuto

16:28 - 01/07/21 por Lusa

Mundo Congo

"Sobre a minha intenção de me reposicionar em 2023 [...], quero continuar. Tenho uma visão para este país: quero ver este país transformado, acredito que temos uma oportunidade, uma oportunidade de transformar este país, temos de o fazer", disse Tshisekedi numa entrevista na televisão estatal, RTNC.

"Não quero que as pessoas pensem que por ter esta ambição, vou comportar-me como se estivesse numa campanha. Quando o trabalho estiver concluído, voltaremos ao povo para procurar o seu voto", acrescentou o chefe de Estado.

A Constituição congolesa limita o número de mandatos, de cinco anos cada, a dois.

Tshisekedi foi declarado vencedor das controversas eleições presidenciais de dezembro de 2018 e sucedeu a Joseph Kabila, em janeiro de 2019.

Os dois homens assinaram então um acordo de coligação, que Tshisekedi rompeu em dezembro de 2020, tendo assumido o controlo de todas as instituições do país.

Na sua entrevista, o chefe de Estado não deu qualquer garantia de que as eleições presidenciais se realizariam dentro do prazo constitucional de dezembro de 2023.

"É difícil dizer quem será capaz de o garantir. Mas sejamos claros: o atraso na nomeação de membros da CENI [Comissão Nacional Eleitoral] não tem nada a ver comigo", acrescentou.

Questionado sobre as relações com os países vizinhos, especialmente com o Ruanda, o Presidente disse ter optado por uma estratégia diferente, após anos de tensões entre Kinshasa e Kigali.

"Temos de tranquilizar os países vizinhos e fazer as pazes com eles", disse.

Leia Também: Ataque de rebeldes ugandeses no Congo faz 11 mortos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório