Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Colónia de pelicanos floresce durante a pandemia na Albânia

As autoridades ambientais regionais dizem que os pares de acasalamento aumentaram em um quinto nos últimos dois anos.

Notícias ao Minuto

12:30 - 01/07/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Albânia

A pandemia trouxe uma coisa boa à lagoa Divjaka-Karavasta, no oeste da Albânia... paz e sossego para os pelicanos em risco de extinção poderem acasalar e, por consequência, o crescimento populacional destas aves.

As autoridades ambientais regionais dizem que os pares de acasalamento aumentaram em um quinto nos últimos dois anos, de 68 em 2019 para 85 este ano, mesmo com o número de visitantes humanos a cair pela metade. São aves enormes, que podem alcançar até quase dois metros de comprimento e mais de três metros de altura.

Os pelicanos são uma espécie em extinção na Albânia - entre 2001-2003 existiam apenas 19 pares de acasalamento, em comparação com 250 há um século. A espécie mais conhecida daquele local são os pelicanos de tamanho grande, chamados entre os locais como 'pelicanos dálmata' e a única colónia de nidificação que se lhes conhece fica precisamente na Albânia, na Ilha Pelicano, onde ficam de dezembro a julho.

A paz e a tranquilidade durante a pandemia ajudaram-nos muito na preservação da Ilha Pelicano”, explicou Adrian Koci, chefe da Agência Regional de Áreas Protegidas à Associated Press.

O Parque Nacional Divjaka-Karavasta, à beira-mar, cobre cerca de 22 mil hectares e tem uma longa praia de areia, uma lagoa de água salgada com zonas de lama com pequenas ilhas e uma faixa de floresta com pinheiros. Situa-se a sudoeste da capital, Tirana e é o lar de cerca de 260 espécies de pássaros.

Veja as imagens destas aves na galeria acima.

Leia Também: Adesão da Albânia é "prioritária" para interesses europeus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório