Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Ex-chefes de espionagem sérvios condenados pela justiça internacional

Dois ex-chefes de espionagem sérvios foram hoje condenados pela justiça internacional por crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante os conflitos na ex-Jugoslávia no início da década de 1990, após terem sido absolvidos em 2013.

Ex-chefes de espionagem sérvios condenados pela justiça internacional
Notícias ao Minuto

16:38 - 30/06/21 por Lusa

Mundo crimes

Jovica Stanisic, de 70 anos, antigo chefe da segurança interna da Sérvia e figura-chave no regime de Slobodan Milosevic, e o seu adjunto Franko Simatovic, de 71 anos, foram condenados a 12 anos de prisão cada um, declarou em comunicado o tribunal das Nações Unidas sediado em Haia.

"A Câmara de primeira instância considera Stanisic e Simatovic culpados" de ajudar e incitar as forças sérvias que cometeram crimes durante a captura da cidade bósnia de Bosanski Samac, em 1992, disse o juiz Burton Hall.

Os dois homens ajudaram a organizar e a posicionar as forças sérvias, "o que teve um efeito substancial na prática dos crimes", indicou o tribunal.

Mas os juízes disseram que não havia provas suficientes para apoiar as afirmações dos procuradores de que os dois ex-líderes sérvios poderiam ser responsabilizados por uma "campanha de terror" mais ampla travada pelos esquadrões da morte que assombraram a Bósnia e a Croácia na década de 1990.

Este é um dos últimos casos ligados às guerras na ex-Jugoslávia -- cujo número estimado de mortes é de 130.000 -- tratado pela justiça internacional, após a condenação a prisão perpétua do ex-líder militar dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic, no início de junho.

De acordo com a acusação, Stanisic e Simatovic faziam parte de um conluio criminoso conjunto que também incluía o ex-presidente da antiga Jugoslávia Slobodan Milosevic, que morreu de ataque cardíaco em 2006 antes do final do seu julgamento, e o líder políticos dos sérvios na Bósnia Radovan Karadzic, condenado a prisão perpétua.

Leia Também: Portugal perdeu oportunidade de liderança no combate à pandemia, diz AI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório