Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Bruxelas divulga estratégia para zonas rurais

A Comissão Europeia apresentou hoje uma visão a longo prazo para as zonas rurais da União Europeia (UE), que engloba um Pacto Rural e um Plano de Ação e visa adequar políticas a especificidades territoriais.

Bruxelas divulga estratégia para zonas rurais
Notícias ao Minuto

15:45 - 30/06/21 por Lusa

Mundo União Europeia

A comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, salientou, em conferência de imprensa, que "é muito relevante que as políticas tenham em conta os seus impactos territoriais, em locais específicos".

"Temos de desenvolver estratégias e políticas adaptadas às diversidades das regiões, às suas necessidades, e desafios e que devem ainda ser capazes de aproveitar os seus pontos fortes", disse, acrescentando: "Se ignorarmos a geografia e o território, acabamos numa situação a que um dos nossos estudos chama geografia do descontentamento".

Com as propostas de hoje, o executivo comunitário quer dar resposta a problemas como o envelhecimento da população rural da UE, que implica a prazo a sua diminuição, segundo um comunicado do executivo comunitário.

À questão demográfica junta-se a falta de conectividade, o subdesenvolvimento das infraestruturas, a ausência de oportunidades de emprego diversificadas e o acesso limitado a serviços, o que torna as zonas rurais menos atrativas para viver e trabalhar.

O Pacto Rural quer envolver agentes ao nível da UE e aos níveis nacional, regional e local na promoção da coesão económica, social e territorial e na resposta às aspirações comuns das comunidades rurais.

Por seu lado, o Plano de Ação para as Zonas Rurais agregará políticas como a agrícola comum e a da coesão, contribuindo para um desenvolvimento equilibrado, equitativo, ecológico e inovador das zonas rurais.

O anúncio de hoje da visão a longo prazo para as zonas rurais tem como objetivo o reforço destas áreas, que se querem mais ligadas, mais resilientes e mais prósperas no horizonte de 2040, através do pacto do plano de ação apresentados.

Leia Também: UE: Lei Europeia do Clima assinada e pronta para entrar em vigor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório