Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Gabão: Gorila bebé filho de pais nascidos em zoos nasceu em meio natural

Um gorila bebé nasceu em meio natural, no Gabão, filho de dois exemplares desta espécie ameaçada de extinção, nascidos em zoos franceses e britânicos, anunciou hoje o Parque Zoológico Beauval (Loir-et-Cher).

Gabão: Gorila bebé filho de pais nascidos em zoos nasceu em meio natural
Notícias ao Minuto

18:26 - 29/06/21 por Lusa

Mundo Animais

uma notícia extraordinária, uma estreia mundial muito importante para a conservação desta espécie, em forma crítica de extinção", disse à agência AFP o diretor associado do ZooParc de Beauval, em Saint-Aignan (Loir-et-Cher), Delphine Delord.

A mãe do gorila nascituro, Mayombé, nasceu em Beauval ZooParc, e o seu pai, Djongo, nasceu em Port Lympne Zoo em Kent, Reino Unido.

Segundo os zeladores da Fundação Aspinall, a organização não-governamental que acompanha os gorilas reintroduzidos no Parque Nacional Plateaux Batéké, no Gabão, o gorila bebé nasceu durante a noite de 13 para 14 de junho e aparenta estar de boa saúde.

"A natureza é brutal. Qualquer coisa pode acontecer. Este bebé é frágil, mas de momento, Mayombé está a manter o seu recém-nascido numa posição perfeita e a alimentá-lo bem", disse Delord.

Djongo, o pai, está a aproximar-se muito suavemente. "Na filmagem da câmara, que é acionada quando os animais passam, vimo-lo mesmo a tocar no bebé. A mãe deixa-o. Os gorilas machos têm um papel a desempenhar no desenvolvimento da sua descendência. Estamos a assistir à criação do início de um grupo que será reforçado com a reintrodução de outra fêmea nascida em Inglaterra", disse.

Este nascimento sugere um "melhor futuro possível para esta espécie", comentou Rodolphe Delord, presidente do ZooParc e da associação Beauval Nature, que tinha acompanhado a transferência de Mayombé para o Gabão, em 2019.

"Este é um momento essencial para a proteção da vida selvagem e um dia extremamente emotivo para toda a equipa", referiu Damian Aspinall, presidente da Fundação Aspinall, através de uma declaração.

"Ver a descendência de Djongo nascer hoje, na natureza (...), longe da perseguição humana, é uma imagem poderosa".

Nascido em Port Lympne, Djongo tinha sido repatriado para o Gabão em 2013, juntamente com o seu pai, Djala, um gorila nascido na natureza que tinha perdido a sua família para caçadores furtivos, antes de ser resgatado pela Fundação Aspinall, em 1986.

De acordo com Beauval Nature, existem "apenas 150.000 a 250.000 gorilas de planície ocidental na natureza" e estima-se que cerca de 800 vivam em jardins zoológicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório